Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573048
Título: Identificação bioquímica, molecular e pesquisa de genes codificadores de enterotoxinas de Staphylococcus spp. isolados de queijo de coalho.
Autoria: ANDRADE, A. P. C. de
Afiliação: Ana Paula Colares de Andrade, mestranda UFC; Maria de Fátima Borges, co-orientadora CNPAT.
Ano de publicação: 2009
Referência: 2009. 71 f.
Conteúdo: O queijo de Coalho é muito consumido na região Nordeste e, sua produção, representa importante atividade econômica e social. Porém, seu processamento e comercialização em condições inadequadas, tornam esse produto um dos principais veículos de bactérias patogênicas, com destaque para Slaphy/ococclIs sp., propiciando o desenvolvimento de doenças de origem alimentar em humanos. Com o objetivo de avaliar o perfil de contaminação de queijo de Coalho por SlaphylococclIs coagulase positiva e negativa e, avaliar a ocorrência de genes codificadores de enterotoxinas estafilocócicas, foram analisadas 300 amostras de queijos de Coalho, proveniente de 15 marcas, dentre as quais sete artesanais e oito industriais. As amostras foram submetidas à pesquisa de 5'laphylococclls sp. e após isolamento e caracterização bioquímica convencional, foram selecionados 207 isolados de SlaphylococclIs sp. para identificação fenotípica (APl'~-STAPH) e genotípica, através da pesquisa do gene lemA e detecção de genes (sea, seb, sec, sed, sec, seg, seh, sei e sej) codificadores de enterotoxinas, utilizando-se a técnica de reação de polimerização em cadeia (PCR). Foram identificadas 14 espécies de Slaphy/ococcus, sendo três coagulase positiva e onze negativa, com destaque para: S. aureus, <)'. XY/OSll ', S. co/u/Ili spp. co/mii, <'i. saprophyliclls, S. epidermidis, S. hyiclls, S. lel/llIs, ,)'. sciuri, S. co/mii spp. urea/ylicus, S. hacmo/yliclls, S. chromogc/les, S. lugdll/lellsis, S. homillis e S. illlermedius. Em todas as amostras de queijo de Coalho artesanais houve prevalência de S. aureus; enquanto que nas amostras industriais predominaram S. xy/oslIs (87,5%) e S. co/mii spp co/mii (50%). A presença do gene lemA foi detectada em 95% (38/40) dos isolados de Slaphy/ococclIs coagulase positiva e em 16,4% (9/55) dos isolados coagulase negativa. Entre os genes codificadores de enterotoxinas avaliados, houve prevalência do gene seh (53,2%) em cepas coagulase positiva e do gene seg (46,8%) em cepas coagulase negativa. Os resultados sugerem uma reavaliação dos padrões microbiológicos brasileiros em relação ao gênero StaphylococclIsem alimentos.
Palavras-chave: Staphylococcus ssp
Staphylococcal enterotoxins
PCR
Notas: Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. Orientadora: Evânia Altina Teixeira de Figueiredo, UFC; Co-Orientadora: Maria de Fátima Borges, CNPAT.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OT09004.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace