Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573542
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GRUNVALD, A. K.
LEITE, R. S.
TERRA, I. M.
CARVALHO, C. G. P. de
MANDARINO, J. M. G.
ANDRADE, C. A. B.
OLIVEIRA, A. C. B. de
RAMOS, N. P.
AMABILE, R. F.
GODINHO, V. de P. C.
CARVALHO, H. W. L. de
OLIVEIRA, I. R. de
AZEVEDO, N. A.
GONCALVES, S. L.
Additional Information: ANNA K. GRUNVALD, UEM; RODRIGO SANTOS LEITE, CNPSo; ISABELLA M. TERRA, CNPSo; CLAUDIO GUILHERME PORTELA CARVALHO, CNPSo; JOSE MARCOS GONTIJO MANDARINO, CNPSo; CARLOS A. B. ANDRADE, UEM; ANA CLAUDIA BARNECHE DE OLIVEIRA, CPACT; NILZA PATRICIA RAMOS, CNPMA; RENATO FERNANDO AMABILE, CPAC; VICENTE DE PAULO CAMPOS GODINHO, CPAF-RO; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, CPATC; NATALI A. AZEVEDO, CNPSo; SERGIO LUIZ GONCALVES, CNPSo.
Title: Curva de calibração para predição do teor de óleo pela análise do espectrômetro de infravermelho próximo (NIR) em ensaios de competição de cultivares de girassol no Brasil.
Publisher: In: REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DO GIRASSOL, 18.; SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE A CULTURA DO GIRASSOL, 6., 2009, Pelotas. Anais... Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2009. p. 51-58. Editado por Ana Paula Schneid Afonso Rosa, Márcia Vizzotto, Simone Ery Grosskopf.
Language: pt_BR
Keywords: Avaliação do teor de óleo pelo NIR em ensaios de competição de cultivares de girassol
Sunflower.
Description: O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma curva de calibração para avaliação do teor de óleo pelo NIR em de ensaios de competição de cultivares de girassol no Brasil. Os dados foram obtidos de genótipos avaliados em ensaios de competição de cultivares, em delineamento de blocos completos ao acaso, conduzidos na safra 2007/2008 e 2008. Para a determinação da curva de calibração foram utilizados 683 valores, estimados pela Ressonância Magnética Nuclear (RMN), a uma faixa de 23,47 a 55,34% de óleo. Os espectros foram coletados de sementes intactas por esfera de integração em um NIR Thermo Scientific modelo Antaris II. Foi utilizado o sinal spectrum sem derivada, sendo que cada espectro foi uma média de 32 scans com resolução 4 cm-1. A região estabelecida para a curva de calibração foi de 7.576 a 5.680 cm-1. Para avaliar a precisão da curva foi calculado o coeficiente de determinação (R2) e o erro padrão de calibração (SEC) entre os dados obtidos pelo RMN e NIR. Para validação da curva foram calculadas correlações de Pearson entre valores estimados no NIR e RMN, obtidos de ensaios conduzidos na safra 2008, utilizando-se cada valor observado, as médias dos genótipos em cada local e a média geral dos genótipos nestes ensaios. Os locais usados para calibração da curva foram diferentes daqueles para sua validação. A curva de calibração apresentou um coeficiente de determinação (R2) de 0,88, erro padrão de calibração (SEC) de 1,76 e margem de erro variando de -5 a 6%. A correlação entre médias gerais dos genótipos nos ensaios foi de 0,82 e a correlação entre média dos genótipos em cada local foi de 0,71, indicando que a curva de calibração estabelecida no NIR é satisfatória para a avaliação do teor de óleo de genótipos de girassol em ensaio de competição de cultivares no Brasil.
Thesagro: Girassol
Óleo vegetal
Helianthus Annuus.
NAL Thesaurus: Vegetable oil.
Data Created: 2009-10-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
29862.pdf39,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace