Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAUJO, R. S.
dc.contributor.authorCARMO, M. L. DO
dc.contributor.authorPROCOPIO, S. DE O.
dc.contributor.authorPIRES, F. R.
dc.contributor.authorCARGNELUTTI FILHO, A.
dc.contributor.authorBRAZ, G. B. P.
dc.contributor.authorSILVA, W. F. P.
dc.contributor.authorBARROSO, A. L. L.
dc.date.accessioned2023-03-24T19:50:36Z-
dc.date.available2023-03-24T19:50:36Z-
dc.date.created2009-10-30
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e aprodução de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. Fortaleza: SBCS, 2009. 1 CD-ROM. Poluição do Solo.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573707-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tempo de cultivo de Panicum maximum (cultivar Tanzânia) sobre a fitorremediação de solo contaminado com picloram. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no período de setembro de 2006 a fevereiro de 2007. Os fatores foram compostos pela combinação entre quatro períodos de cultivo da espécie vegetal Panicum maximum (cultivar Tanzânia) (0, 60, 80 e 100 dias) e de três doses do picloram (0, 80 e 160 g ha-1), totalizando 12 tratamentos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 3, com quatro repetições. Como substrato utilizou-se amostras de solo classificado como Latossolo Vermelho eutroférrico. Após o tempo estabelecido de atuação da espécie fitorremediadora, efetuou-se a semeadura das espécies bioindicadoras da presença do picloram: tomate. A espécie bioindicadora demonstrou alta sensibilidade à presença do picloram no solo, sendo inviável o cultivo dessas culturas em áreas contaminadas com esse herbicida sem a execução de algum procedimento remediador. O cultivo prévio de Tanzânia por 60 dias garantiu crescimento inicial satisfatório das plantas de tomate quando a contaminação inicial não foi maior que 80 g ha-1 de picloram. Acima desse valor, a fitorremediação ocorrida proporcionou menor crescimento das plantas de tomate, sendo necessário maior tempo de descontaminação.
dc.formatArtigo em anais, 1636.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleInfluência do período de cultivo de panicum maximum (Cultivar Tanzânia) na fitorremediação de solo contaminado com o picloram.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroConservação do solo
riaa.ainfo.id573707
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-24
dc.contributor.institutionRODRIGO SILVA ARAUJO, UFES; MARCOS LIMA DO CARMO, FESURV; SERGIO DE OLIVEIRA PROCOPIO, CPATC; FÁBIO RIBEIRO PIRES, UFES; ALBERTO CARGNELUTTI FILHO, UFSM; GUILHERME BRAGA PEREIRA BRAZ, FESURV; WELINGTON F. P. SILVA, FESURV; ALBERTO LEÃO LEMOS BARROSO, FESURV.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CPATC-1636.pdf54,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace