Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574295
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GATO, R. F.
MATOS, L. M. S. de
KATO, O. R.
AZEVEDO, C. M. B. C. de
CERQUEIRA, J. G.
SEGUNDO, E. F. C.
Additional Information: RUBENISE FARIAS GATO, Analista aposentada CPATU; LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; JULIANA GATTO CERQUEIRA, Bolsista CNPq; EDUARDO FERNANDES CERQUEIRA SEGUNDO, Estagiário CPATU.
Title: Agricultores familiares: demanda de informação agropecuária para melhoria da unidade de produção.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2009, Bonito, MS. Rede de conhecimento, acesso a informação e gestão sustentável: anais. Bonito, MS: FEBAB, 2009.
Pages: Não paginado.
Language: pt_BR
Notes: XXIII CBBD.
Keywords: Demanda de informação
Popularização da ciência
Divulgação científica
Necessidade de informação
Informação.
Description: Práticas alternativas começam a ser vistas como uma garantia de preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar. O uso de sistemas alternativos para recuperação de áreas degradadas e/ou abandonadas é fundamental para alcançar sustentabilidade de unidades de produção familiar rurais, com propostas tecnológicas e baseadas no conhecimento e uso racional dos recursos naturais. Disponibilizar alternativas sustentáveis à recuperação de áreas degradadas com agricultura e pastagens com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia foi objetivo do projeto ?Desenvolvimento e Validação de Estratégias Participativas de Recuperação de Áreas Agrícolas e Pastagens Degradadas na Amazônia?, componente da Sub-Rede RECUPERAMAZ. Para viabilizar o processo de divulgação científica dos resultados de pesquisa, foi realizada uma ação de identificação de demanda por informação, aplicando-se metodologia apropriada e adaptada, para 81 agricultores familiares, representantes de 16 associações comunitárias rurais, distribuídos entre os municípios de Igarapé-Açu, Mãe do Rio e Concórdia do Pará, região Nordeste Paraense. Os resultados indicam que os agricultores apresentam um perfil que facilita o processo de divulgação dos resultados de pesquisas, com maior ou menor habilidade para uso de diferentes mídias e fontes. Demonstram interesse em ?novos? conhecimentos, i.e. através das informações fornecidas por técnicos, pelas instituições governamentais e não-governamentais entre outros e demandam informações relacionadas às suas práticas agrícolas cotidianas para soluções de diferentes problemas.
Thesagro: Agricultura familiar.
Data Created: 2009-11-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEPARATAS5897.pdf332,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace