Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMACEDO, J. R. de
dc.contributor.authorBRANDÃO, E. S.
dc.contributor.authorCOSTA, J. R. P. F. da
dc.contributor.authorZAMBERLAN, F.
dc.contributor.authorBASTOS, L. H. P.
dc.contributor.authorNÓBREGA, A. W.
dc.contributor.authorSILVA, Z.
dc.contributor.authorBHERING, S. B.
dc.date.accessioned2022-04-11T12:00:24Z-
dc.date.available2022-04-11T12:00:24Z-
dc.date.created2009-11-13
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 10., 2009, Braga. Sociedades desiguais e paradigmas em confronto: globalização, política e riscos: segurança, ambiente e saúde. Braga: Universidade do Minho, 2009. v. 5, p. 633-640.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574700-
dc.descriptionA cultura do tomate (Lycopersicon esculentum L.) é destaque na produção agrícola do Brasil. No Estado do Rio de Janeiro (RJ) a produção atinge, anualmente, valores de 200 mil toneladas de frutos para consumo in natura. Porém, a cultura está classificada como de alto risco para a saúde e o meio ambiente devido aos problemas de erosão do solo e ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Dados da pesquisa participativa realizada pelo Projeto Gestão Participativa da Microbacia Hidrográfica do Rio São Domingos (GEPAR-MBH), financiado pela Finep, confirmaram os problemas descritos acima. Para reverter este quadro, foi definido como prioritário o desenvolvimento de um sistema de produção conservacionista denominado "Tomate Ecologicamente Cultivado", que objetivava desenvolver um modelo sustentável de produção agrícola, preservando a saúde do agricultor e o meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido no município de São José de Ubá (RJ), aliando tecnologias de conservação do solo e água com o Sistema de Plantio Direto na palha, terraceamento, plantio em nível, fertirrigação por gotejamento, tutoramento vertical das plantas por fita de poliuretano, manejo integrado de pragas (MIP) e ensacamento das pencas. Os resultados demonstram que o sistema conservacionista foi eficiente na redução de problemas de erosão e de resíduos nos frutos, que ficaram abaixo do nível de detecção e na redução das perdas de frutos (menos do que 1%). A adoção do sistema conservacionista mostrou-se viável para a produção de alimentos seguros, possibilitando uma vantagem competitiva e diminuindo a exclusão social por meio da inserção dos produtores em um mercado diferenciado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProdução de tomate
dc.subjectRisco ambiental
dc.subjectRisco para a saúde
dc.subjectTOMATEC
dc.titleSistema conservacionista de produção de tomate em São José do Ubá (RJ/ Brasil) e a consequente redução dos riscos ambientais e de saúde.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTomate
dc.subject.thesagroLycopersicon Esculentum
dc.subject.thesagroPlantio Direto
riaa.ainfo.id574700
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-11
dc.contributor.institutionJOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS; ELIZABETH SANTOS BRANDAO, CNPS; JULIO ROBERTO PINTO F DA COSTA, CNPS; FÁBIO ZAMBERLAN, UFRJ; LUCIA HELENA PINTO BASTOS, FIOCRUZ; ARMI WANDERLEY NÓBREGA, FIOCRUZ; ZEFFERSON SILVA, FIOCRUZ; SILVIO BARGE BHERING, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema-conservacionista-de-producao-de-tomate-em-Sao-Jose-do-Uba-2009.pdf456.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace