Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574700
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMACEDO, J. R. de
dc.contributor.authorBRANDÃO, E. S.
dc.contributor.authorCOSTA, J. R. P. F. da
dc.contributor.authorZAMBERLAN, F.
dc.contributor.authorBASTOS, L. H. P.
dc.contributor.authorNÓBREGA, A. W.
dc.contributor.authorSILVA, Z.
dc.contributor.authorBHERING, S. B.
dc.date.accessioned2022-04-11T12:00:24Z-
dc.date.available2022-04-11T12:00:24Z-
dc.date.created2009-11-13
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 10., 2009, Braga. Sociedades desiguais e paradigmas em confronto: globalização, política e riscos: segurança, ambiente e saúde. Braga: Universidade do Minho, 2009. v. 5, p. 633-640.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574700-
dc.descriptionA cultura do tomate (Lycopersicon esculentum L.) é destaque na produção agrícola do Brasil. No Estado do Rio de Janeiro (RJ) a produção atinge, anualmente, valores de 200 mil toneladas de frutos para consumo in natura. Porém, a cultura está classificada como de alto risco para a saúde e o meio ambiente devido aos problemas de erosão do solo e ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Dados da pesquisa participativa realizada pelo Projeto Gestão Participativa da Microbacia Hidrográfica do Rio São Domingos (GEPAR-MBH), financiado pela Finep, confirmaram os problemas descritos acima. Para reverter este quadro, foi definido como prioritário o desenvolvimento de um sistema de produção conservacionista denominado "Tomate Ecologicamente Cultivado", que objetivava desenvolver um modelo sustentável de produção agrícola, preservando a saúde do agricultor e o meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido no município de São José de Ubá (RJ), aliando tecnologias de conservação do solo e água com o Sistema de Plantio Direto na palha, terraceamento, plantio em nível, fertirrigação por gotejamento, tutoramento vertical das plantas por fita de poliuretano, manejo integrado de pragas (MIP) e ensacamento das pencas. Os resultados demonstram que o sistema conservacionista foi eficiente na redução de problemas de erosão e de resíduos nos frutos, que ficaram abaixo do nível de detecção e na redução das perdas de frutos (menos do que 1%). A adoção do sistema conservacionista mostrou-se viável para a produção de alimentos seguros, possibilitando uma vantagem competitiva e diminuindo a exclusão social por meio da inserção dos produtores em um mercado diferenciado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProdução de tomate
dc.subjectRisco ambiental
dc.subjectRisco para a saúde
dc.subjectTOMATEC
dc.titleSistema conservacionista de produção de tomate em São José do Ubá (RJ/ Brasil) e a consequente redução dos riscos ambientais e de saúde.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTomate
dc.subject.thesagroLycopersicon Esculentum
dc.subject.thesagroPlantio Direto
riaa.ainfo.id574700
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-11
dc.contributor.institutionJOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS; ELIZABETH SANTOS BRANDAO, CNPS; JULIO ROBERTO PINTO F DA COSTA, CNPS; FÁBIO ZAMBERLAN, UFRJ; LUCIA HELENA PINTO BASTOS, FIOCRUZ; ARMI WANDERLEY NÓBREGA, FIOCRUZ; ZEFFERSON SILVA, FIOCRUZ; SILVIO BARGE BHERING, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Sistema-conservacionista-de-producao-de-tomate-em-Sao-Jose-do-Uba-2009.pdf456.14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace