Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574824
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCABRAL, W. C.
dc.contributor.authorFERREIRA, C. E. G.
dc.contributor.authorFERREIRA FILHO, S. M.
dc.contributor.authorSANTOS, D. C.
dc.contributor.authorBENTO, J. C.
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.contributor.authorPRADO, R. B.
dc.date.accessioned2022-04-08T19:00:39Z-
dc.date.available2022-04-08T19:00:39Z-
dc.date.created2009-11-16
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 5.; MERCOSOJA, 2009, Goiânia. Anais... Londrina: Embrapa Soja, 2009. 1 CD-ROM. CBSOJA, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574824-
dc.descriptionA utilização da agricultura de precisão promove maior eficiência na utilização de fertilizantes e corretivos, gerando economia para o produtor. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o estado nutricional da soja em uma área onde os corretivos foram aplicados à taxa variável em esquema de agricultura de precisão. Amostras foliares georeferenciadas de soja foram obtidas em um talhão com 228 hectares na safra 2008/2009, em uma malha de 44 pontos, seguindo o mesmo padrão da coleta de solos para a elaboração do mapa de aplicação de corretivos. As amostras foliares foram submetidas à digestão e foram determinados os teores de macronutrientes. A partir da matriz de dados foi aplicada a Krigagem Ordinária e a modelagem dos semivariogramas experimentais para cada nutriente estudado. Foi observada uma homogeneidade dos teores foliares de Ca e Mg na área estudada, mas os teores de N, P, K e S apresentaram variação espacial. Observou-se uma correlação negativa entre os teores de foliares de Ca e P, sendo que os maiores teores de Ca, e os menores teores de P, ocorreram em locais aonde a aplicação de calcário foi maior que 4 Mg ha-1. Conclui-se que a aplicação de gesso e calcário foi eficiente para o equilíbrio de Ca e Mg na área mas influenciou os níveis de outro macronutrientes que não receberam aplicação à taxa variável, mostrando interação entre corretivos e fertilizantes no estado nutricional da soja.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCorretivos
dc.titleAplicação de calcário e gesso a taxa variável e seu efeito sobre o estado nutricional da soja.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura de Precisão
dc.subject.thesagroAnálise Foliar
riaa.ainfo.id574824
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-08
dc.contributor.institutionW. C. CABRAL, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; C. E. G. FERREIRA, UERJ; S. M. FERREIRA FILHO, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; D. C. SANTOS, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; J. C. BENTO, UERJ; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Aplicacao-de-calcario-e-gesso-a-taxa-variavel-2009.pdf391.53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace