Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/575016
Título: Composição bromatológica, digestibilidade in vitro e produção de biomassa de leguminosas forrageiras lenhosas cutivadas em solo arenoso.
Autor: GAMA, T. da C. M.
ZAGO, V. C. P.
NICODEMO, M. L. F.
LAURA, V. A.
VOLPE, E.
MORAIS, M. da G.
Afiliación: TATIANA DA COSTA MORENO GAMA, Universidade Federal da Grande Dourados
VALÉRIA CRISTINA PALMEIRA ZAGO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
MARIA LUIZA FRANCESCHI NICODEMO, CPPSE
VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC
EDIMILSON VOLPE, AGRAER/CAMPO GRANDE
MARIA DAS GRAÇAS MORAIS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Año: 2009
Referencia: Revista Brasileira Saúde e Produção Animal, v. 10, n. 3, p. 560-572, jul./set. 2009.
Descripción: Com o objetivo de avaliar o valor nutritivo e a produtividade das leguminosas forrageiras lenhosas: Albizia lebbeck (Albízia), Cajanus cajan (Feijão-Guandu), Cratylia argentea (Cratília), Gliricidia sepium (Gliricídia) e Leucaena leucocephala (Leucena), a serem utilizadas na suplementação de bovinos como banco de proteína, conduziu-se um experimento em Neossolo Quartzarênico. O experimento foi realizado entre março de 2006 e outubro de 2007. As avaliações foram realizadas em dois períodos (chuvoso e seco), com dois cortes para cada período. Não houve diferença no acúmulo de matéria seca nos cortes do período chuvoso para as espécies estudadas. Já no período seco de avaliação, a A. lebbeck e a C. argentea foram superiores às demais leguminosas. O C. cajan não se recuperou após os corte do período chuvoso, o que resultou em um baixo acúmulo de matéria seca nos cortes do período seco. As folhas da A. lebbeck apresentaram os maiores conteúdos de proteína bruta nos dois cortes dos períodos de avaliação (210 a 212 g/kg). A digestibilidade in vitro da matéria seca nas folhas da A. lebbeck foi superior, com valores médios de 568 g/kg. A. lebbeck, Cratylia argentea e Gliricidia sepium apresentaram os maiores conteúdos para digestibilidade das hastes finas. A. lebbeck e C. argentea apresentaram acúmulo de massa seca superior às demais espécies testadas (19,3 e 24,3 t/ha, respectivamente) e ainda, os melhores valores para as características qualitativas. Essas duas últimas são as espécies mais promissoras e adaptadas para a formação de bancos de proteínas nesses tipos de solos.
Thesagro: Solo
Época de corte
Produtividade
Valor nutritivo
Palabras clave: Leguminosas forrageiras
Composição bromatológica
Folhas
Haste
ILPF
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PROCIMLFN2009.00217.pdf128.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace