Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576121
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FEITOSA, T. C.
MENEZES, A. J. E. A. de
HOMMA, A. K. O.
MATOS, G. B. de
Additional Information: Terezinha Cavalcante Feitosa, UFPA; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU.
Title: A importância do extrativismo do pequi na economia doméstica entre os agricultores do Sudeste paraense.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 43., 2005, Ribeirão Preto. Instituições, eficiência, gestão e contratos no sistema agroindustrial: anais. Ribeirão Preto: SOBER, 2005.
Language: pt_BR
Keywords: Recursos naturais.
Description: Analisa a importância econômica do pequi nas áreas de cerrados no Sudeste Paraense entre os pequenos produtores dos Projetos de Assentamentos no Município de Santa Maria das Barreiras, entrevistando-se 19 famílias. Identificou-se que o pequi, embora seja um produto com alto valor comercial os pequenos produtores não dão importância para essa fruta ficando a mercê dos comerciantes de feira que efetuam a coleta e a comercialização. Observou-se que embora a safra do pequi seja bastante curta apresenta resultados significativos para aqueles que comercializam, chegando a um faturamento líquido mensal em torno de R$ 2.440,00, mesmo quando vendido in natura. Como os produtores desconhecem esse faturamento, não tem mo tivação para a venda do fruto, utilizando apenas no consumo doméstico e como fonte de alimentação para os animais silvestres. É importante identificar as quantidades produzidas e perdidas, motivar os pequenos produtores na organização e na comercialização para que possam tirar proveito do pequi e de outros recursos naturais existentes no cerrado. Caso não seja tomada nenhuma medida nesse sentido o destino do pequizeiro será a extinção uma vez que o fogo utilizado para renovar as pastagens reduz a produção e aniquila os pequizeiros jovens. A expansão das culturas de abacaxi e da soja se constituem em ameaças para os pequizeiros, que além de apresentarem rentabilidade, são espécies que precisam ser preservadas
Thesagro: Pequeno Produtor
Pequi.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2009-11-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
164.pdf166,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace