Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576237
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, L. S.
BOMFIM, M. A. D.
LOBO, R. N. B.
PEREIRA, M. S. C.
FONTELES, N. L. de O.
MAPURUNGA, P. A.
Additional Information: LEANDRO SILVA OLIVEIRA, CNPC; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC; Mônica Synthia Cirino Pereira, Pós-graduanda UFC; Natália Lívia de Oliveira Fonteles, Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA; Patrícia Almeida Mapurunga, Graduanda Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA.
Title: Desempenho de cordeiros de diferentes grupos genéticos em pasto nativo ou cultivado na fase de cria.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 4.; FEIRA NACIONAL DO AGRONEGÓCIO DA CAPRINO-OVINOCULTURA DE CORTE, 3., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EMEPA-PB, 2009. 4 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Desempenho produtivo
Brasil
Nordeste
Semi-árido.
Description: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de dois sistemas de alimentação (pastagem nativa ou pastagem cultivada e irrigada na época seca), três grupos genéticos (1/2Dorper x 1/2Sem Raça Definida - SRD, 1/2Santa Inês x 1/2SRD e 1/2Somalis Brasileira x 1/2SRD), sexo, tipo de nascimento e ordem de parto sobre peso ao nascimento (PN), peso a desmama (PD) e ganho de peso diário (GPD) do nascimento à desmama. Os dados foram coletados em três anos consecutivos, na região do semi-árido nordestino. Os dados foram analisados por meio de análise de variância e as médias estimadas pelo método dos quadrados mínimos foram comparadas utilizando-se o teste t com 5% de probabilidade. Os cordeiros do sistema de pastagem nativa foram superiores (P<0,05) aos da pastagem cultivada para peso a desmama e ganho de peso diário. Os machos foram superiores (P<0,05) em relação às fêmeas em todos os parâmetros avaliados. Os cordeiros de parto simples foram mais pesados ao desmame quando comparado aos de parto duplo. Os resultados sugerem o efeito do sistema de alimentação e do grupo genético e confirmam ainda a influência do sexo, do tipo de nascimento e da ordem de parto sobre o desempenho de cordeiros na fase de cria.
Thesagro: Alimentação
Caatinga
Cordeiro
Melhoramento Genético Animal
Pastagem Nativa.
Ovino
Pastagem Cultivada
NAL Thesaurus: Sheep
Data Created: 2009-11-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACDesempenhodecordeirosdediferentesgruposgeneticosempastonativooucultivadonafasedecria.pdf103,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace