Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576869
Title: Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de milho na região meio-norte do Brasil na safra 2007/2008.
Authors: RIBEIRO, V. Q.
CARDOSO, M. J.
CARVALHO, H. W. L. de
ROCHA, L. M. P. da
PACHECO, C. A. P.
GUIMARAES, P. E. de O.
RODRIGUES, C. S.
FEITOSA, L. F.
Affiliation: VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN; MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; LEONARDO MELO PEREIRA DA ROCHA, CNPMS; CLESO ANTONIO PATTO PACHECO, CNPMS; PAULO EVARISTO DE OLIVEIRA GUIMARAES, CNPMS; CINTHIA SOUZA RODRIGUES, UFS; LÍVIA FREIRE FEITOSA, UFS.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Vitória. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009. 1 CD-ROM. Plantas anuais.
Description: É fundamental o conhecimento da adaptabilidade e estabilidade da produção das cultivares, a fim de amenizar os efeitos da interação cultivar versus ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptabilidade e a estabilidade de cultivares(42) de milho quando submetidos a diferentes ambientes do Meio-Norte do Brasil. Foram avaliadas 24 híbridos e 18 variedades em oito ambientes do Meio-Norte brasileiro no ano agrícola de 2007/2008. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com duas repetições. Os dados de peso de grãos obtidos foram submetidos à análise de variância por local e conjunta. Os parâmetros de adaptabilidade e estabilidade foram estimados utilizando-se o método proposto por Cruz et al. (1989). Os híbridos e variedades que evidenciam adaptabilidade ampla consubstanciam-se em alternativas importantes para os diferentes sistemas de produção do Meio-Norte brasileiro.
Thesagro: Milho
Melhoramento Genético Vegetal
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Adaptabilidade-e-estabilidade-de-cultivares-de-milho.2009.pdf1978.pdf90,72 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace