Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPULROLNIK, K.
dc.contributor.authorBARROS, N. F. de
dc.contributor.authorSILVA, I. R. da
dc.contributor.authorNOVAIS, R. F. de
dc.contributor.authorBRANDANI, C. B.
dc.date.accessioned2025-04-23T19:47:45Z-
dc.date.available2025-04-23T19:47:45Z-
dc.date.created2009-12-03
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. [Viçosa]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577139-
dc.descriptionRESUMO - Há poucas informações sobre os efeitos do cultivo sucessivo de eucalipto sobre a matéria orgânica do solo (MOS). O objetivo deste trabalho foi avaliar as mudanças nos estoques de C em frações lábeis e estáveis da MOS em solos submetidos a ciclos sucessivos de cultivo com eucalipto e área adjacente sob Cerrado no Vale do Jequitinhonha – MG. Foram utilizadas amostras de solos provenientes de povoamentos de Eucalyptus urophylla, com tempo de cultivo de um ciclo, dois ciclos e três ciclos, e área adjacente de vegetação de Cerrado tomada como área de referência no município de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, MG. Foram analisados os estoques de C orgânico total (COT) do solo, C das substâncias húmicas, matéria orgânica leve e biomassa microbiana. O estoque de COT foi maior em solos sob eucalipto, que sucederam a pastagem, do que naquele com três ciclos em sucessão ao Cerrado. A maior quantidade de raízes finas do eucalipto, em comparação com o Cerrado, levou a maiores quantidades de C da matéria orgânica leve, e carbono da biomassa microbiana. Assim, o número de ciclos de cultivo de eucalipto não diminuiu os estoques de C, em relação ao Cerrado, sendo esses estoques maiores em povoamentos mais produtivos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEstoques de carbono de frações lábeis e estáveis da matéria orgânica em solos sob diferentes tempos de cultivo de eucalipto no Vale do Jequitinhonha - MG.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCarbono
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroCerrado
dc.subject.thesagroEucalyptus Urophylla
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.format.extent26 p.
riaa.ainfo.id577139
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-23
dc.contributor.institutionKARINA PULROLNIK, CPAC; NAIRAM FÉLIX DE BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; IVO RIBEIRO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ROBERTO FERREIRA DE NOVAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; CAROLINA BRAGA BRANDANI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estoques-de-Carbono-de-Fracoes.pdf49.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace