Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577622
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MELLO, U. Q.
FRIGHETTO, R. T. S.
VALARINI, P. J.
Additional Information: ULI QUIRINO DE MELLO, PUC Campinas; ROSA TOYOKO SHIRAISHI FRIGHETTO, CNPMA; PEDRO JOSE VALARINI, CNPMA.
Title: Teor de fenólicos totais e crescimento radicular em soja (Glycine max (L.) Merr.) inoculada com as bactérias endofítica e epifítica e sua exposição à ferrugem.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3., 2009, Campinas. Anais... Campinas: ITAL: IAC; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2009. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: Os compostos fenólicos são formados no metabolismo secundário dos vegetais e estão envolvidos no mecanismo de defesa. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos isolados 0G e EN78 na produção de fenólicos totais na soja, frente à exposição à ferrugem da soja (Phakospora pachyrhizi), e no crescimento radicular. O isolado EN78 induziu um aumento no teor de fenólicos totais quando exposto à ferrugem, mesmo antes da manifestação do sintoma. Esse mesmo isolado apresentou eficiência simbiótica com o Biorhizo 10 (Bradyrhizobium elkanii e japonicum), promovendo o desenvolvimento radicular, enquanto que o isolado 0G não influiu no teor de fenólicos totais, mas induziu aumento da biomassa radicular.
Thesagro: Soja
Ferrugem
Data Created: 2009-12-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009AA018.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace