Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577656
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLIMA, L. A. de S.
dc.contributor.authorMARTINS, E. de S.
dc.contributor.authorBRAGA, A. R. dos S.
dc.contributor.authorCASTRO, K. B. de
dc.contributor.authorPASSO, D. P.
dc.date.accessioned2025-05-05T15:47:33Z-
dc.date.available2025-05-05T15:47:33Z-
dc.date.created2009-12-10
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009. Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577656-
dc.descriptionEste trabalho apresenta um estudo da relação entre as formas de relevo e a organização dos solos na bacia do Alto Rio Preto (GO). Foi realizado o mapeamento das unidades geomorfológicas na área por meio da integração de parâmetros morfométricos gerados a partir de uma imagem SRTM. As unidades foram classificas em três níveis: 1) Planalto Retocado; 2) Planalto Retocado do Distrito Federal (PRDF) e Planalto Retocado do Alto Rio Preto (PRRP) e 3) Topos de Chapada, Degraus Estruturais, Superfícies Tabulares, Planícies Fluviais e Vales Encaixados. Topossequências foram descritas para verificar o nível de organização das classes pedológicas nestas unidades geomorfológicas. O PRDF apresentou a seguinte organização, do topo para a base: Latossolo Vermelho, Latossolo Vermelho-Amarelo, Neossolo Quartzarênico, Plintossolo Pétrico, Neossolo Litólico e Cambissolo Háplico. O PRRP apresentou a seguinte organização, do topo para a base: Latossolo Amarelo, Latossolo Vermelho-Amarelo, Latossolo Vermelho, Plintossolo Pétrico, Cambissolo Háplico, Plintossolo Háplico, Gleissolo Háplico e Neossolo Flúvico. A organização dos Latossolos invertida entre o PRDF e o PRRP indica processos de evolução distintos e sua relação com o controle lito-estrutural.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleUnidades geomorfológicas e suas relações com solos da bacia do Alto Rio Preto - GO.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGeomorfologia
dc.subject.thesagroLatossolo Amarelo
dc.subject.thesagroLatossolo Vermelho
dc.format.extent26 p.
riaa.ainfo.id577656
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-05
dc.contributor.institutionLARISSA ANE DE SOUSA LIMA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC; ADRIANA REATTO DOS SANTOS BRAGA, CPAC; KÁSSIA BATISTA DE CASTRO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS; DENILSON PEREIRA PASSO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Unidades-geomorfologicas.pdf601.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace