Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578515
Title: Ganhos genéticos em três ciclos de seleção recorrente em batata visando tolerância ao calor.
Authors: BENITES, F. R. G.
PINTO, C. A. B. P.
LAMBERT, E. de S.
BHERING, L. L.
SILVA, F. L. da
BELFORT, G. R.
SIMON, G. A.
Affiliation: FLAVIO RODRIGO GANDOLFI BENITES, CNPGL; César Augusto Brasil Pereira Pinto, Universidade Federal de Lavras; Eduardo de Souza Lambert, Soybean Research Monsoy; LEONARDO LOPES BHERING, CNPAE; Felipe Lopes da Silva, EPAMIG; Gabriel Rodrigues Belfort, Qualihort Sementes Ltda.; Gustavo André, Universidade de Rio Verde.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Vitória. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Description: O objetivo deste trabalho foi estudar a eficiência de três ciclos de seleção recorrente para a obtenção de clones adaptados as condições tropicais. A população base trabalhada neste estudo foi constituída de quatro clones brasileiros e quatro tolerantes ao calor. A população do primeiro ciclo de seleção recorrente foi constituída pelo intercruzamento dos 8 clones gerando a população CBM. A população do segundo ciclo foi constituída pelo intercruzamentos de 13 clones CBM e das cultivares Atlantic e Chiquita, gerando a população SR I. A população do terceiro ciclo de seleção foi constituída pelo intercruzamento de 31 clones SRI, 5 clones ESL e a cultivar Atlantic gerando a população SR II. No verão de 2007 foram avaliados 103 clones de todas as populações e quatro cultivares comerciais como testemunhas. Foram observados ganhos genéticos entre os três ciclos de seleção recorrente e a população base para quase todos os caracteres.
Thesagro: Batata
Seleção Recorrente
NAL Thesaurus: clones
Keywords: Condições tropicais
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ganhos-geneticos-em-tres-ciclos.pdf96.74 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace