Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/580333
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOCHEL FILHO, W. de J. E.
CARNEIRO, M. S. de S.
ANDRADE, A. C.
PEREIRA, E. S.
CÂNDIDO, M. J. D.
MAGALHÃES, J. A.
OLIVEIRA, G. L. de
Additional Information: William de Jesus Ericeira Mochel Filho, UFC; Maria Socorro de Souza Carneiro, UFC; Alex Carvalho Andrade, UESPI; Elzânia Sales Pereira, UFC; Magno José Duarte Cândido, UFC; João Avelar Magalhães, Embrapa Meio-Norte; Glauco Lima de Oliveira, UESPI.
Title: Composição químico-bromatológica do capim-Mombaça irrigado e adubado.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais dos resumos. Maringá: SBZ: UEM, 2009. Ref. B650.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: FDN
Tanque classe A.
FDA
Description: Avaliou-se os efeitos de diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio sobre a composição químico-bromatológica do capim Panicum maximum cv. Mombaça. O estudo foi conduzido na Unidade de Execução de Pesquisa da EMBRAPA MEIO-NORTE, localizada no município de Parnaíba, Piauí, no período de agosto a dezembro de 2007. Nos tratamentos foram testadas quatro doses de nitrogênio (200, 400, 600 e 800 kg de N/ha/ano) na forma de uréia e duas lâminas de irrigação (reposição de 50% e 80% da Evaporação do Tanque Classe A – ECA), em um delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 2, com três repetições. As parcelas experimentais mediam 3 x 8 m sendo realizados quatro cortes a cada 30 dias. Foram estimados os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra insolúvel em detergente neutro (FDN) e fibra insolúvel em detergente ácido (FDA). Com aumento das doses de nitrogênio e da lâmina de irrigação ocorreu diminuição nos teores de MS na fração folha e colmo + bainha. Com aumento das doses de nitrogênio houve acréscimo nos teores de FDN e FDA da fração folha e elevação do teor de PB para a fração folha e colmo + bainha. A lâmina de 80% diminuiu os teores de PB tanto para a fração folha como para a fração colmo + bainha ao mesmo tempo em que aumentou os teores de FDA tanto da fração folha como da ração colmo + bainha.
Thesagro: Nitrogênio
Proteína.
Panicum Maximum
Data Created: 2010-01-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
b650.pdf414,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace