Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/580346
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NASCIMENTO, M. do P. S. C. B. do
MOURA, R. L. de
OLIVEIRA, M. E. de
ARAÚJO, E. C. E.
RODRIGUES, M. M.
OLIVEIRA, J. da S.
SOUSA, T. H. V. e.
Additional Information: Maria do P. Socorro C. Bona do Nascimento, Embrapa Meio-Norte; Raniel Lustosa de Moura, UFPI; Maria Elizabete de Oliveira, UFPI; Eugênio Celso Emérito Araújo, Embrapa Meio-Norte; Marcônio Martins Rodrigues, UFPI; Josenildo da Silva Oliveira, UESPI; Thiago Henrique Veras e Sousa, Zootecnista.
Title: Índice de área foliar e relação folha/caule do estilosantes Campo Grande.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais dos resumos. Maringá: SBZ: UEM, 2009. Ref. B847.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Adubação fosfatada
Idade de corte.
Description: O índice de área foliar está relacionado com a realização de fotossíntese e produtividade das plantas. Nas forrageiras, a área foliar e a relação folha/caule têm importância para a nutrição animal e manejo do pasto, porém, a maioria dos trabalhos é relativa a gramíneas. O aumento das áreas com estilosantes Campo Grande é notável, necessitando-se de informações para o manejo dessa forrageira. Objetivou-se avaliar o efeito do intervalo de corte e da adubação fosfatada sobre o índice de área foliar (IAF) e a relação folha/caule do estilosantes Campo Grande. Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições e cinco tratamentos (corte aos 30, 35, 40, 45 e 50 dias). O IAF cresceu com o aumento do intervalo de corte. A relação folha/caule decresceu linearrmente com a extensão do intervalo de corte, com ou sem adubação fosfatada, denotando maior crescimento dos caules que das folhas. Ocorreu ligeiro aumento do IAF e da relação folha/caule na presença da adução. Com o crescimento do intervalo de corte, ocorre aumento do IAF e decréscimo da relação folha/caule, indicando maior crescimento dos caules que das folhas.
Thesagro: Curva de Crescimento.
Data Created: 2010-01-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
b847.pdf189,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace