Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorROCHA, W. S. D. da
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorBRIGHENTI, A. M.
dc.contributor.authorDERESZ, F.
dc.contributor.authorCARVALHO, C. A.
dc.contributor.authorCUNHA, R. A.
dc.contributor.authorMIGUEL, P. S. B.
dc.contributor.authorARAÚJO, J. P. M.
dc.contributor.authorSOUZA, R. C. V. de
dc.date.accessioned2025-07-23T16:50:43Z-
dc.date.available2025-07-23T16:50:43Z-
dc.date.created2008-01-07
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentadas. Brasília, DF: Embrapa, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595282-
dc.descriptionA manutenção e o aumento de produção de leite e carne dependem muito do manejo das culturas utilizadas para a alimentação animal. Uma forma de aumentar o lucro ou reduzir os custos de implantação da pastagem é a utilização do sistema de integração lavoura/pecuária. A integração pode ser utilizada para recuperar pastagens degradadas em solos também degradados. Para tal, podem-se utilizar o consórcio entre as culturas de milho, arroz, feijão e sorgo, com forrageiras, tais como Brachiaria sp, Panicum maximum e Andropogon gayanus, além das leguminosas forrageiras (COUTO et al., 1985). A época de cultivo pode ser estendida para as épocas de seca, desde que a irrigação seja utilizada. Deste modo, o estudo do sistema solo/água/planta é fundamental para a manutenção e desenvolvimento destes sistemas, principalmente porque a utilização de água é variada entre as culturas cultivadas de forma exclusiva e/ou consorciada. Os estudos relacionados aos aspectos hídricos ligados à associação de culturas ainda são incipientes ou praticamente inexistentes, tanto na época chuvosa quanto na época seca. A irrigação na época seca deve ser avaliada para verificar o grau de benefício e determinar a quantidade mínima ideal para o sistema. Deste modo, este recurso natural poderá ser mais bem utilizado. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência de seis lâminas de água no crescimento e produtividade das culturas de milho, sorgo e feijão consorciados com Brachiaria decumbens, esta também em cultivo puro.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEfeito da irrigação na produtividade de milho, sorgo, feijão e Brachiaria decumbens em um sistema de integração lavoura e pecuária.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroIrrigação
riaa.ainfo.id595282
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-23
dc.contributor.institutionWADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; ALEXANDRE MAGNO B DOS SANTOS, CNPGL; FERMINO DERESZ, CNPGL; CAIO ANTUNES CARVALHO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; RENATA APARECIDA DA CUNHA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; PAULO SÉRGIO BALBINO MIGUEL, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; JOÃO PAULO MACHADO DE ARAÚJO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; RAYMUNDO CESAR VERASSANI DE SOUZA, CNPGL.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeito-da-irrigacao-na-produtividade-de-milho.pdf186.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace