Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595582
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorTETZNER, T. A. D.
dc.contributor.authorLEDIC, I. L.
dc.contributor.authorFERNANDES, A. R.
dc.contributor.authorMENEZES, C.
dc.date.accessioned2024-04-25T11:52:27Z-
dc.date.available2024-04-25T11:52:27Z-
dc.date.created2008-02-15
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595582-
dc.descriptionA ênfase no processo de seleção de gado leiteiro é dada para características de produção. Como a produção de leite é a característica mais importante em programas de melhoramento de gado leiteiro, faz-se necessário avaliar a sua associação com outras. Atualmente, o Gir é reconhecido no Brasil e no mundo pela sua performance como raça especializada leiteira, sendo uma opção para produção de leite nos trópicos. Sendo assim, a conformação do úbere assume grande importância em função de sua associação com características produtivas, o que pode auxiliar na eficiência e redução do tempo de seleção para a produção de leite, através da seleção indireta. O modelo proposto foi adaptado de uma avaliação pré-existente, a qual possui a função de avaliar e classificar cada característica que compõe o sistema mamário. Pode ser aplicado para cada característica individual, utilizando uma escala linear, proporcionando uma descrição com maior acurácia dos pontos fortes e fracos, com o objetivo de melhorar o tipo funcional. Características avaliadas: ligamento do úbere anterior, altura do úbere posterior, largura do úbere posterior, suporte central, profundidade de úbere, colocação de tetos e comprimento de tetos. Foram realizadas análises e triagens nas imagens digitalizadas, e posteriormente identificados os extremos e intermediários, num total de sete características. As imagens digitalizadas possibilitaram a criação de um modelo para avaliação e codificação de características que compõem o sistema mamário. O sistema mamário de fêmeas bovinas merece essencial atenção por ser peça fundamental para se obter altos índices produtivos. Além da correlação com a longevidade produtiva e funcionalidade, o sistema mamário é uma estrutura que interfere diretamente nos índices econômicos da atividade pecuária leiteira. Esse modelo proposto para avaliação de sistema mamário pode ser útil em rebanhos para se detectar quais as características que devem ser trabalhadas em acasalamentos dirigidos. Ainda porque as características consideradas como estimativas moderadas indicam que é possível se obter ganho genético por meio da seleção.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGado de leite
dc.subjectraça gir
dc.subjectsistema mamário
dc.titleModelo para avaliação e codificação do sistema mamário em fêmeas da raça Gir Aptidão Leiteira.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGlândula Mamaria
riaa.ainfo.id595582
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionTatiane Almeida Drummond Tetzner, UNESP; Ivan Luz Ledic, Embrapa Gado de Leite.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Modelo-para-avaliacao-e-codificacao-do-sistema-mamario.pdf62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace