Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595628
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUZA, F. F. de
dc.contributor.authorCARVALHO, J. F. F. dos S.
dc.contributor.authorBORGES, E. do E. S.
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F de
dc.contributor.authorMACIEL, G. A.
dc.contributor.authorEVANGELISTA, A. R.
dc.date.accessioned2024-04-25T11:52:36Z-
dc.date.available2024-04-25T11:52:36Z-
dc.date.created2007-08-22
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595628-
dc.descriptionEstima-se que aproximadamente 80% da área de pastagens cultivadas no Brasil sejam do gênero Brachiaria. Dentre as espécies cultivadas, a B. ruziziensis é a única espécie sexual e diplóide, possibilitando a realização de cruzamentos e geração de variabilidade para seleção de materiais superiores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de qualidade da forragem de progênies de B. ruziziensis. Foram testadas 118 progênies de B. ruziziensis, juntamente com quatro testemunhas, em experimentos conduzidos no delineamento em blocos casualizados, com duas repetições. Foram feitas medidas de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), nutrientes digestíveis totais (NDT) e digestibilidade da matéria seca (DMS). A amplitude de variação entre as médias foi grande para todas as características avaliadas, sendo observados valores de 6,41% para PB, 9,28% para FDA, 7,2% para DMS e 6,5% para NDT, as médias de PB, FDN, FDA, NDT e DMS foram 9,68; 74,61; 35,98; 64,75 e 63,2% respectivamente. Para todas as características avaliadas foram identificadas progênies de B. ruziziensis com médias superiores às testemunhas evidenciando a possibilidade de sucesso com a seleção, para a obtenção de cultivar melhorada.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectdigestibilidade de matéria seca
dc.titleQualidade de forragem de progênies de Brachiaria ruziziensis.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroProteína Bruta
riaa.ainfo.id595628
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionFlávio Faria de Souza, Universidade Federal de Lavras / FAPEMIG; João Fernando Ferreira dos Santos Carvalho, Universidade Federal de Lavras / CAPES; Everton do Espírito Santo Borges, Universidade Federal de Lavras / CNPq; Fausto de Souza Sobrinho, Embrapa Gado de Leite; Giovana Alcântara Maciel, Universidade Federal de Lavras / CNPq; Antônio Ricardo Evangelista, Universidade Federal de Lavras.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Qualidade-de-forragem-de-progenies-de-Brachiaria-ruziziensis.pdf56.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace