Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595655
Título: Avaliação nutricional da grama estrela cv. Africana para vacas leiteiras em condições de pastejo.
Autoria: FERNANDES, A. M.
FAVORETO, M. G.
VIEIRA, R. A. M.
DERESZ, F.
FONTES, C. A. de A.
Afiliação: Alberto Magno Fernandes, LZNA/ CCTA/ UENF; Maurício Gomes Favoreto, LZNA/ CCTA/ UENF; R. A. M. Vieira, LZNA/ CCTA/ UENF; Fermino Deresz, Embrapa Gado de Leite; Carlos Augusto de Alencar Fontes, LZNA/ CCTA/ UENF.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: SBZ, 2007.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar nutricionalmente a grama estrela cv. Africana para vacas leiteiras sob pastejo rotacionado. Dez vacas mestiças Holandês-Zebu foram manejadas em dois ha da grama divididos em 11 piquetes/ha com três dias de pastejo e 30 de descanso recebendo dois kg de ração concentrada por dia. Amostras representativas do pasto ingerido (extrusa) foram coletadas, determinando-se sua composição bromatológica. O consumo de matéria seca (MS) dos animais foi estimado por meio do cromo e da indigestibilidade da MS como indicador externo e interno. O desempenho foi avaliado pela produção de leite diária e pesagem dos animais. A dinâmica da matéria alimentar foi estimada baseada nas técnicas in vitro gravimétricas, de produção cumulativa de gases da fermentação microbiana e da cinética de passagem das fases sólida e líquida. A estimação do valor nutritivo da grama estrela foi feita segundo o modelo descrito por Souza (2006), com base no CNCPS. Pressupondo que os animais não mobilizavam reservas corporais, a quantidade de energia líquida total (ELt) em MJ/d atendeu à demanda energética dos animais para a produção média de 11,7 kg de leite por dia. Não ocorreu efeito de repleção ruminal, vez que a massa de fibra ingerida correspondeu à quantidade que o animal poderia reter (11,0 ±1,9 g/kgPV/dia). Para a proteína metabolizável (PM), os valores preditos corresponderam ao suprimento de 91% da proteína metabolizável exigida. O fato da PM não ter atendido em 100% das exigências provavelmente ocorreu por falta de carboidratos disponíveis à biomassa microbiana. Tal hipótese baseia-se no fato de que houve excesso de nitrogênio amoniacal ruminal (78,7 ± 11,5 g/d). Em condição de pastejo rotacionado com intervalo de descanso de 30 dias, o pasto de grama estrela cv. Africana, suplementado com 2 kg de concentrado, atende à demanda energética nutricional de mantença e produção de 11,7 kg de leite por dia.
Palavras-chave: Análise bromatológica
desempenho animal
dinâmica de partículas
energia líquida
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao-nutricional-da-grama-estrela-cv.-Africana.pdf89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace