Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595665
Título: Avaliação do modelo CNCPS na predição da produção de leite e do consumo de matéria seca de vacas Holandês x Zebu sob pastejo em Brachiaria brizantha suplementada com concentrados.
Autoria: LOPES, F. C. F.
DUQUE, A. C. A.
MOTTA, A. C. S.
RODRIGUES, G. S.
LANES, E. C. M. de
SANTOS, A. J. R. dos
Afiliação: Fernando César Ferraz Lopes, Embrapa Gado de Leite; Anna Carolynne Alvim Duque, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora / FAPEMIG; Ana Clarissa Sousa Motta - UFJF / CNPq; Gustavo Soares Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora / FAPEMIG; Éder C. M. Lanes, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Armando José Ribeiro dos Santos, Embrapa Gado de Leite.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: SBZ, 2007.
Conteúdo: A produtividade de rebanhos leiteiros pode ser incrementada com dietas formuladas em modelos matemáticos de predição de desempenho. O Cornell Net Carbohydrate and Protein System (CNCPS) opera com grande parte das suas equações estabelecidas em região de clima temperado. Portanto, sua utilização em condições tropicais necessita de prévia avaliação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o CNCPS na predição do consumo de matéria seca (CMS) e da produção de leite (PL) de vacas da raça Holandês, manejadas em free-stall, recebendo dieta baseada em silagem de milho suplementada com concentrado e, eventualmente, com acesso restrito a uma pastagem de Cynodon spp. Três ensaios foram conduzidos de julho de 2004 a janeiro de 2005, no “Sistema de Produção de Leite da Genizinha” da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco (MG). Foram utilizadas 14 vacas nos terços inicial (Ensaio 1), médio (Ensaio 2) e final (Ensaio 3) da lactação. No Ensaio 1, além da silagem de milho, as vacas receberam cana-de-açúcar picada adicionada de 1% da mistura 9:1 uréia:sulfato de amônia. Nos Ensaios 1 e 2, após a ordenha da tarde e até a ordenha da manhã do dia seguinte as vacas permaneceram em piquete de Cynodon spp, sendo o CMS estimado utilizando o indicador externo óxido crômico. O CNCPS subestimou em 20,2% o CMS mensurado/estimado e superestimou em 7,1% a PL observada, apresentando, respectivamente, baixa (r2 = 0,36723) e média (r2 = 0,6766) precisão na predição destas variáveis.
Thesagro: Bovino
Palavras-chave: modelo de predição
nutrição de ruminantes
suplementação
vaca em lactação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao-do-modelo-CNCPS-na-predicao-da-producao-de-leite.pdf51,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace