Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595698
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDAMASCENO, J. C.
dc.contributor.authorFUKUMOTO, N. M.
dc.contributor.authorDERESZ, F.
dc.contributor.authorCÓSER, A. C.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.date.accessioned2024-04-24T20:53:13Z-
dc.date.available2024-04-24T20:53:13Z-
dc.date.created2007-09-24
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595698-
dc.descriptionO estudo avaliou três gramíneas tropicais como componentes de pastagens em sistema de produção de leite com vacas. As respostas estudadas foram: disponibilidade e consumo de matéria seca e taxa de lotação. As gramíneas estudadas foram capim Marandu, capim Tanzânia e grama Estrela, manejadas com 30 dias de intervalo de descanso e três dias de ocupação por piquete. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com três tratamentos e duas repetições de área. Foram utilizadas 24 vacas Holandês x Zebu, sendo quatro vacas por repetição, e quando necessário, vacas extras objetivando oferta de massa seca de forragem verde em torno de 7% do peso vivo (PV). Os animais receberam 2 kg/vaca/dia de concentrado durante todo período. As pastagens foram adubadas com 200 kg/ha/ano de N e K2O e 50 kg/ha/ano de P2O5. Não houve diferenças (P>0,05) na disponibilidade da MS para as três gramíneas, entretanto foi observado o efeito (P<0,05) do período, com redução da disponibilidade com o avançar dos ciclos de pastejo. Não houve diferença (P>0,05) na taxa de lotação entre as três gramíneas, cujos valores foram de 4,6; 4,5 e 5,0 UA/ha para Tanzânia, Estrela e Marandu, respectivamente. Maior (P<0,05) consumo de MS foi observado para Tanzânia com 2,6 % do PV, sendo que a Estrela (2,3%) e Marandu (2,4%) não apresentaram diferenças (P>0,05) entre si. As gramíneas estudadas apresentam potencial para serem utilizadas em sistemas de produção de leite a pasto, com vantagens para o capim Tanzânia que resultou em maior consumo de matéria seca.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectpastejo rotacionado
dc.subjectvacas mestiças
dc.titleDisponibilidade, consumo de matéria seca e taxa de lotação em três gramíneas tropicais manejadas em sistema de lotação intermitente durante a época das chuvas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBrachiaria Brizantha
dc.subject.thesagroPanicum Maximum
dc.subject.nalthesaurusCynodon nlemfuensis
riaa.ainfo.id595698
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-24
dc.contributor.institutionJúlio César Damasceno, Universidade Estadual de Maringá - UEM, PR; Nelson Massaru Fukumoto, Universidade Estadual de Maringá - UEM, PR; Fermino Deresz, Embrapa Gado de Leite; Carlos Eugênio Martins, Embrapa Gado de Leite; Fernando César Ferraz Lopes, Em.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace