Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKARASAWA, M. M. G.
dc.contributor.authorPINTO, J. C.
dc.contributor.authorPEREIRA, A. V.
dc.contributor.authorPINTO, J. E. B. P.
dc.date.accessioned2023-03-24T11:50:21Z-
dc.date.available2023-03-24T11:50:21Z-
dc.date.created2008-03-13
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationPlant Cell Culture & Micropropagation, Lavras, MG, v. 2, n. 1, p. 35-42, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595712-
dc.descriptionObjetivou-se com este estudo definir a consistência do meio de cultura que proporciona o maior número de brotos, raízes e altura do explante para propagação in vitro das cultivares Mineiro e Pioneiro de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.). Foram utilizados explantes secundários, obtidos por cultura de meristemas, individualizados com 30 mm de comprimento e transferidos para o meio básico MS, suplementado com as vitaminas WPM, 3% de sacarose e 4,44 e 8,88 μM de BAP, para as cultivares Mineiro e Pioneiro, respectivamente. Os tratamentos foram diferentes consistências do meio de cultura, sendo utilizado meio de cultura líquido, com 0,7% de ágar e 0,2% de Phytagel®. As avaliações foram realizadas durante 49 dias. A evolução do número de brotações e de raízes por explante nas cultivares Mineiro e Pioneiro foram semelhantes durante as sete semanas de avaliação, sendo encontrado maior número no meio de cultura contendo Phytagel®, intermediário no meio suplementado com ágar e inferior no meio líquido. Por outro lado, o crescimento em altura, das cultivares estudadas, foi semelhante durante as sete semanas para todos os meios de cultura testados. Ao final da sétima semana, o maior número de brotações, foi no meio de cultura suplementado com 0,7% de ágar e 0,2% de Phytagel®. A maior produção de raízes foi no meio de cultura suplementado com 0,2% de Phytagel®. Para o crescimento do explante em altura, não foi verificado nenhum efeito significativo para os fatores avaliados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMelhoramento de forrageiras
dc.titleAvaliação da consistência do meio de cultura na propagação in vitro de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.).
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroMicropropagação
dc.subject.thesagroCultura de Tecido
riaa.ainfo.id595712
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-24
dc.contributor.institutionMarines Marli Gniech Karasawa, ESALQ/USP; José Cardoso Pinto, CNPq; Antônio Vander Pereira, Embrapa Gado de Leite; José Eduardo Brasil Pereira Pinto, CNPq.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao-da-consistencia-do-meio-de-cultura.pdf273,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace