Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595944
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorAUAD, A. M.
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorAMARAL, R. L.
dc.contributor.authorSANTOS, P.
dc.contributor.authorSILVA, D. M. da
dc.contributor.authorOLIVEIRA, S. A.
dc.contributor.authorSOUZA, L. S.
dc.contributor.authorPIRES, A. B.
dc.contributor.authorFERREIRA, C. E.
dc.date.accessioned2024-04-25T15:52:32Z-
dc.date.available2024-04-25T15:52:32Z-
dc.date.created2009-01-22
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595944-
dc.descriptionO objetivo desse trabalho foi selecionar progênies de meio-irmãos de Brachiaria ruziziensis quanto a resistência à Mahanarva spectabilis. Analisou-se a sobrevivência da cigarrinha em vinte e oito genótipos de Brachiaria ruziziensis, incluindo o padrão suscetível (B. decumbens) e resistente (B. brizanha Cv. Marandu). Empregou-se o delineamento de blocos casualizados, com 10 repetições e parcelas de uma planta estabelecida em tubos de Pvc com 5 cm de diâmetro e 8 cm de altura. Após 20 dias do replantio na unidade de criação, cada planta foi infestada com seis ovos, previamente incubados em laboratório e próximos à eclosão. Quarenta e cinco dias após a eclosão das ninfas foi realizada a contagem daquelas sobreviventes e avaliado o dano causado pelo inseto, por meio de escala de notas. As análises de variância identificaram diferenças significativas para a sobrevivência ninfal e para a escala de notas de danos, evidenciando a existência de variabilidade genética entre as progênies de B. ruziziensis para a resistência à Mahanarva spectabilis. As progênies 77, 106, 11, 84, 8, 17, 82, 298 e 343, por terem apresentado sobrevivência e danos inferiores à média do grupo devem ser estudados em novas etapas do melhoramento quanto a resistência à M. spectabilis.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAntibiose
dc.subjectCigarrinha-das-pastagens
dc.subjectForrageiras
dc.subjectResistência de plantas
dc.titleSeleção de progênies de Brachiaria ruziziensis quanto a resistência à Mahanarva spectabilis.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id595944
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionAlexander Machado Auad, Embrapa Gado de Leite; Fausto de Souza Sobrinho, Embrapa Gado de Leite; Rodrigo Lopes Amaral, CES-JF; Poliana Santos, CES-JF; Daniela Maria da Silva, CES-JF; Simone Alves Oliveira, UFLA; Lívia Senra Souza, CES-JF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Selecao-de-progenies-de-Brachiaria-ruziziensis-quanto-a-resistencia-a-Mahanarva-spectabilis.pdf100.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace