Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596075
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCHAMBELA NETO, A.
dc.contributor.authorFERNANDES, A. M.
dc.contributor.authorDERESZ, F.
dc.contributor.authorVIEIRA, R. A. M.
dc.contributor.authorFONTES, C. A. A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, V. C.
dc.contributor.authorBONAPARTE, T. P.
dc.date.accessioned2024-04-25T15:52:41Z-
dc.date.available2024-04-25T15:52:41Z-
dc.date.created2009-01-28
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596075-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o consumo e a digestibilidade aparente da matéria seca e da FDN de três gramíneas tropicais dos gêneros: Cynodon, Panicum e Brachiaria, manejadas de forma rotativa com 30 dias de descanso e 3 dias de ocupação. Foram utilizadas 24 vacas, escolhidas ao acaso, de diferentes graus de sangue (HxZ), sendo 8 vacas em cada gramínea. A produção fecal e o cálculo do consumo foram estimados utilizando-se o indicador externo óxido crômico (Cr2O3 ) associado à digestibilidade in vitro da matéria seca. O fornecimento de Cr2O3 foi realizado em dois períodos. Para cada animal foram ministrados 5 g de Cr2O3 via oral, em cartuchos de papel, duas vezes ao dia, em intervalos de 12 horas, durante 12 dias. A partir do 7º dia de fornecimento realizou-se coleta manual de amostras de fezes nos horários da administração do Cr2O3 até o 12º dia. Foram coletadas amostras de extrusa nos mesmos dias de coleta de fezes. As amostras foram secas em estufa a 55ºC, por 72 horas e processadas em peneira de 1mm para que, posteriormente, fossem constituídas amostras compostas para em seguida determinação da produção fecal diária, consumo e digestibilidade da matéria seca. O delineamento experimental foi o inteiramente casualisado. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey ao nível de 5% de probabilidade (P<0,05). O tanzânia apresentou maiores valores de consumo e digestibilidade.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGramíneas tropicais
dc.titleConsumo e digestibilidade aparente da matéria seca e da FDN de três gramíneas tropicais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBrachiaria
dc.subject.nalthesaurusCynodon
dc.subject.nalthesaurusPanicum
riaa.ainfo.id596075
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionAlberto Chambela Neto, UENF/ CCTA/ LZNA; Alberto Magno Fernandes, UENF/ CCTA/ LZNA; Fermino Deresz, Embrapa Gado de Leite; Ricardo Augusto Mendonça Vieira, UENF/ CCTA/ LZNA; Carlos Augusto de Alencar Fontes, UENF/ CCTA/ LZNA; Vitor Corrêa de Oliveira, UENF/ CCTA/ LZNA; Talita Pinheiro Bonaparte, UENF/ CCTA/ LZNA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Consumo-e-Digestibilidade-Aparente-da-Materia-Seca-e-da-FDN.pdf128.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace