Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596147
Título: Consumo de matéria seca de novilhas Holândes x Zebu manejadas em sistema silvipastoril e em pastagem exclusiva de Brachiaria Decumbens, na estação da seca.
Autoria: COSTA, F. J. N.
PEREIRA, J. da C.
LOPES, F. C. F.
PACIULLO, D. S. C.
XAVIER, D. F.
MOTTA, A. C. S.
Afiliação: Francisco José Nascimento Costa, CES-JF; Jisleny da Cruz Pereira, CES-JF; Fernando César Ferraz Lopes, Embrapa Gado de Leite; Domingos Sávio Campos Paciullo, Embrapa Gado de Leite; Deise Ferreira Xavier, Embrapa Gado de Lite; Ana Clarissa Sousa Motta, UFJF.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
Conteúdo: O experimento foi realizado na Embrapa Gado de Leite (Coronel Pacheco, MG), com o objetivo de comparar o consumo de matéria seca (CMS) de novilhas Holandês x Zebu (H x Z) manejadas em sistema silvipastoril (SSP) ou em pastagem exclusiva de braquiária (BRA). Foram utilizados 6 ha, divididos em 12 piquetes de 0,5 ha (seis para o SSP e seis para a BRA), manejados sob lotação rotacionada, com sete dias de ocupação e 42 dias de intervalo de desfolha. No SSP as espécies arbóreas presentes foram Acacia mangium, A. angustissima, Mimosa arthemisiana e Eucaliptus grandis. Adotouse delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2, com cinco repetições (novilhas) no mês de junho, e quatro no mês de julho, sendo os fatores estudados os tipos de pastagem (SSP e BRA) e os meses de avaliação (junho e julho/2006). Foram observados teores variando de 5,9 a 6,7% e de 6,9 a 8,1% para proteína bruta; de 66,6 a 69,0% e de 65,6 a 69,2% para fibra em detergente neutro; e valores de DIVMS de 50,7 a 51,6% e de 45,0 a 51,5%, respectivamente, para BRA e SSP. Houve efeito de mês e da interação entre os fatores (P = 0,0587), não sendo observada diferença (P>0,05) entre BRA e SSP para o CMS de pasto, cujos valores foram, em média, de 1,89 e 2,00% do peso vivo, respectivamente.
Palavras-chave: Capim-braquiária
Indicador externo
Produção fecal
Óxido crômico
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Consumo-de-materia-seca-de-novilhas-Holandes-x-Zebu.pdf173,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace