Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596182
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFONSECA, I.
dc.contributor.authorSILVA, P. V.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, S. E. F.
dc.contributor.authorLOPES, P. S.
dc.contributor.authorLANGE, C. C.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, M. F. M.
dc.date.accessioned2024-04-25T14:54:03Z-
dc.date.available2024-04-25T14:54:03Z-
dc.date.created2009-02-17
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596182-
dc.descriptionNa produção animal, dentre os problemas de sanidade, as doenças infecto-contagiosas são as que mais se destacam, sendo a mastite uma das principais doenças. Uma das opções mais promissora para a redução dos problemas causados por esta doença, além dos cuidados sanitários, é a seleção de animais resistentes e a incorporação desta característica aos rebanhos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a expressão dos genes IL-4 e IFN-γ em células do leite de vacas saudáveis e com mastite clínica. Para tanto, foi extraído RNA total de células presentes no leite de dois grupos de animais da raça Gir, um grupo livre de infecção e outro com mastite clínica. A análise de expressão dos genes IL4 e IFN-γ foi feita utilizando-se a metodologia de PCR em Tempo Real. Apesar de não significativo (P>0,05), as vacas com mastite expressaram 8,27 vezes menos IL-4 e 2,29 vezes mais IFN-γ que as vacas sadias. A IL-4 possui ação antagônica ao IFN- e sua principal função é estimular a resposta imune humoral, já o IFN-γ estimula a produção de linfócitos Th1, estimulando assim a resposta imune celular. Os resultados sugerem que estes animais estejam desenvolvendo preferencialmente resposta imune mediada por células, porém mais estudos são necessários para que o perfil de expressão gênica em animais da raça Gir seja melhor caracterizado e compreendido, já que não há estudos desta natureza em zebuínos
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCitocina
dc.subjectExpressão gênica
dc.subjectResposta imune
dc.subjectRT-PCR
dc.titlePerfil da expressão dos genes IL-4 e IFN-y em células do leite de vacas da raça Gir Leiteiro saudáveis e com mastite clínica.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id596182
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionIsabela Fonseca, FAPEMIG; Priscila Vendramini Silva, UFV; Simone E. F. Guimarães, UFV; Paulo Sávio Lopes, UFV; Carla Christine Lange, Embrapa Gado de Leite; Marta Fonseca Martins Guimaraes, Embrapa Gado de Leite.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Perfil-da-expressao-dos-genes-IL-4-e-IFN-y-em-celulas-do-leite-de-vacas.pdf206.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace