Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596332
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorGOMIDE, C. A. M.
dc.contributor.authorFERNANDES, E. N.
dc.contributor.authorCASTRO, C. R. T.
dc.contributor.authorTAVELA, R. C.
dc.contributor.authorSOUZA, B. P.
dc.contributor.authorCOSTA, I. A.
dc.date.accessioned2024-04-25T13:52:36Z-
dc.date.available2024-04-25T13:52:36Z-
dc.date.created2009-02-26
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596332-
dc.descriptionDurante o período compreendido entre maio de 2007 e janeiro de 2008 foi avaliado o efeito do sombreamento promovido por faixas de árvores (Eucalyptus grandis e Acacia mangium) sobre uma pastagem de Brachiaria decumbens. Foram consideradas as seguintes distâncias (tratamentos, com quatro repetições) das faixas de árvores: 0, 3, 6, 9, 12 e 15 m. As variáveis analisadas foram: densidade populacional de perfilhos, massa de forragem e radiação fotossinteticamente ativa ao longo do dia. Foram estimados modelos quadráticos de respostas das variáveis em relação às distâncias da faixa de árvores. Os maiores decréscimos no número de perfilhos e na massa de forragem foram obtidos sob as copas árvores (zero metro), onde o sombreamento foi de 60,3% em relação à radiação solar plena. Máximas densidades de perfilhos e massa de forragem foram estimadas às distâncias que variaram entre 9 e 12 m, em condições de sombreamento moderado. O arranjo em faixa de árvores minimiza o efeito negativo do sombreamento sobre o pasto em sistemas silvipastoris.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectÉpoca do ano
dc.subjectNível de sombreamento
dc.subjectPerfilhamento
dc.subjectLeguminosa arbórea
dc.titleRadiação incidente e massa de forragem de Brachiaria decumbens, conforme a distância da faixa de árvores em sistema silvipastoril.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id596332
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionDomingos Sávio Campos Paciullo, Embrapa Gado de Leite; Carlos Augusto de Miranda Gomide, Embrapa Gado de Leite; Elizabeth Nogueira Fernandes, Embrapa Gado de Leite; Carlos Renato Tavares de Castro, Embrapa Gado de Leite; Roberto César Tavela, CES-JF; Bruno Paixão Souza, CES-JF; Igor de Almeida Costa, CES-JF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Radiacao-incidente-e-massa-de-forragem-de-Brachiaria-decumbens.pdf75.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace