Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596374
Título: Influência da irrigação durante as épocas seca e chuvosa na taxa de lotação, no consumo e no desempenho de novilhos em pastagens de capim-elefante e capim-mombaça.
Autor: RIBEIRO, E. G.
FONTES, C. A. A.
PALIERAQUI, J. G. B.
MARTINS, C. E.
CÓSER, A. C.
SANTANA, N. F.
Afiliación: Enílson Geraldo Ribeiro, UENF/ CCTA/ LZNA; Carlos Augusto de Alencar Fontes, UENF/ CCTA/ LZNA; Jorge Guilherme Bergottini Palieraqui, UENF/ CCTA/ LZNA; Carlos Eugênio Martins, Embrapa Gado de Leite; Antônio Carlos Cóser, Embrapa Gado de Leite; Nivaldo de Faria Sant'Ana, UENF/ CCTA/ LZNA.
Año: 2008
Referencia: Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 37, n. 9, p. 1546-1554, 2008.
Descripción: O experimento foi conduzido em uma época chuvosa e duas épocas secas com o objetivo de avaliar a influência da irrigação na taxa de lotação (TL), no ganho de peso (GPV), no consumo de nutrientes e na digestibilidade in vivo em pastagens rotacionadas de capim-elefante e capim-mombaça. Avaliaram-se combinações de duas forrageiras e dois níveis de irrigação (com e sem), além das épocas chuvosa e seca, analisadas separadamente. A irrigação foi realizada repondo-se 100% da evapotranspiração (ET0) média diária de dez anos. Como animais experimentais fixos, utilizaram-se 40 e 16 novilhos mestiços Europeu × Zebu nas épocas chuvosa e seca, respectivamente. Animais semelhantes foram utilizados como reguladores da biomassa de folhas verdes. Nas épocas chuvosa e seca, a irrigação possibilitou aumento da taxa de lotação nas duas forrageiras. Na época seca, a irrigação reduziu o ganho de peso vivo em ambas as forrageiras, enquanto, na época chuvosa, aumentou o ganho de peso no capim-mombaça. A irrigação não influenciou o consumo em nenhuma das épocas avaliadas, mas afetou a digestibilidade de matéria seca, que reduziu na época chuvosa e aumentou na época seca. As maiores taxas de lotação foram obtidas no capim-mombaça, ao passo que, no capim-elefante, obtiveram-se valores superiores de ganho de peso vivo, consumo e digestibilidade. As taxas de lotação médias nas épocas chuvosa e seca para o capim-elefante com e sem irrigação e para o capim-mombaça com e sem irrigação foram de 5,6; 4,5; 7,7; e 4,9 animais/ha e os valores de GPV de 0,64; 0,68; 0,50 e 0,60 kg/dia. O efeito da irrigação é mais pronunciado na taxa de lotação que no ganho de peso dos animais e, em sistemas intensivos de produção a pasto, a produtividade animal (kg/ha) obtida com os capins mombaça e elefante é similar.
Thesagro: Ganho de Peso
Palabras clave: Digestibilidade in vivo
DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-35982008000900005
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPGL)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace