Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorROCHA, W. S. D. da
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorBRIGHENTI, A. M.
dc.contributor.authorALENCAR, C. A. B. de
dc.contributor.authorDERESZ, F.
dc.contributor.authorMIGUEL, P. S. B.
dc.contributor.authorARAÚJO, J. P. M. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. V.
dc.contributor.authorSOUZA, R. C. V. de
dc.contributor.authorCARVALHO, C. A.
dc.date.accessioned2025-07-23T15:54:26Z-
dc.date.available2025-07-23T15:54:26Z-
dc.date.created2009-03-23
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentadas. Brasília, DF: Embrapa, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596406-
dc.descriptionNos sistemas de integração lavoura-pecuária, além de se definir as melhores espécies para o consórcio, a escolha do estande utilizado também é fundamental. Deste modo, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência de cinco estandes de milho no crescimento, na produtividade, na radiação que atinge os diferentes estratos vegetais e no índice de área foliar da cultura de milho consorciada com Cynodon nemfluensis (estrela-africana) e em cultivo solteiro. O experimento foi conduzido na Embrapa Gado de Leite, em um delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram 50.000, 60.000, 70.000, 80.000 e 90.000 plantas de milho por hectare em consórcio com o Cynodon nemfluensis, além das parcelas com milho em cultivo solteiro (70.000 plantas/ha) e com estrela-africana solteira, ou seja, sete tratamentos. As mudas de estrela-africana foram plantadas a lanço na área, depois foi utilizada a grande para cortar os estolões e incorporá-los na superfície do solo. No mesmo dia foi semeada a cultura do milho em sulcos com espaçamento de 1,0 m, A correção e a adubação foram baseadas na interpretação da análise de solo. Foram avaliadas a altura de planta, o número de espigas, a contribuição das espigas para a silagem, a produção de silagem, de espigas, de sabugo e de grãos, além das medições da radiação e a estimativa do índice de área foliar. A produtividade de grãos de milho foi menor somente nas áreas não consorciadas com a estrela-africana.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectConsórcio
dc.subjectEstrela africana
dc.subjectIntegração lavoura-pecuária
dc.titleProdutividade de milho com diferentes estandes consorciado com Cynodon nemfluensis e solteiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDensidade de Plantio
riaa.ainfo.id596406
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-23
dc.contributor.institutionCARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; ALEXANDRE MAGNO BRIGHENTI DOS SANTOS, CNPGL; CARLOS AUGUSTO BRASILEIRO DE ALENCAR, INTEC LTDA; FERMINO DERESZ, CNPGL; PAULO SÉRGIO BALBINO MIGUEL, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; JOÃO PAULO MACHADO DE ARAÚJO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; ANDRÉ VICENTE OLIVEIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; RAYMUNDO CESAR VERASSANI DE SOUZA, CNPGL; CAIO ANTUNES CARVALHO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produtividade-de-milho-com-diferentes-estandes.pdf180.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace