Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596759
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSALES, E. C. J.
dc.contributor.authorMOTA, V. J. G.
dc.contributor.authorROCHA JÚNIOR, V. R.
dc.contributor.authorREIS, S. T.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, F. G.
dc.contributor.authorGOMES, V. M.
dc.date.accessioned2024-04-25T11:53:36Z-
dc.date.available2024-04-25T11:53:36Z-
dc.date.created2009-02-27
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596759-
dc.descriptionFoi conduzido um experimento no período de janeiro a novembro de 2007, para se avaliar os efeitos da irrigação e da adubação nitrogenada sobre o rendimento forrageiro e perfilhamento de Pennisetum purpureum cv Pioneiro. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados com quatro doses de nitrogênio (100, 300, 500 e 700kg/ha de nitrogênio) e seis lâminas de água (0, 20, 40, 80, 100 e 120% da evapotranspiração). As doses de nitrogênio constituíram as parcelas e as lâminas de água as subparcelas, em quatro repetições. Como fonte de adubo nitrogenado, utilizou-se a uréia, aplicada a lanço, parcelada em seis aplicações durante o período experimental. As irrigações foram efetuadas de acordo com a umidade do solo a 60 cm de profundidade. Quando o capim-elefante atingiu 1,20 m em uma das parcelas, foi colhida uma amostra de forragem em cada subparcela. A adubação promoveu aumentos lineares nas produções de massa de forragem (PMF) e teve um efeito quadrático para as lâminas de água aplicadas. Foi observado, para o perfilhamento, resposta linear ao efeito de lâmina de água e resposta quadrática para doses de N. A produção de capim elefante incrementou com o uso da adubação nitrogenada, especialmente em condições adequadas de umidade no solo. No entanto, o capim elefante respondeu à aplicação de doses superiores às consideradas economicamente viáveis.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPerfilhamento
dc.titleRendimento forrageiro e perfilhamento de capim elefante sob adubação e irrigação no norte de Minas Gerais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroNitrogênio
riaa.ainfo.id596759
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionEleuza Clarete Junqueira de Sales, Unimontes/BIPDT Fapemig; Virgílio Jamir Gonçalves Mota, Unimontes; Vicente Ribeiro Rocha Júnior, Unimontes/BIPDT Fapemig; Sidnei Tavares dos Reis, Unimontes/BIPDT Fapemig; Carlos Eugênio Martins, Embrapa Gado de Leite; Flávio Gonçalves de Oliveira, UFMG; Virgílio Mesquita Gomes, Unimontes / UFV.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Rendimento-forrageiro-e-perfilhamento-de-capim-elefante.pdf134.95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace