Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSALES, E. C. J.
dc.contributor.authorMOTA, V. J. G.
dc.contributor.authorROCHA JÚNIOR, V. R.
dc.contributor.authorREIS, S. T.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, F. G.
dc.contributor.authorGOMES, V. M.
dc.date.accessioned2024-04-25T11:53:36Z-
dc.date.available2024-04-25T11:53:36Z-
dc.date.created2009-02-27
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596759-
dc.descriptionFoi conduzido um experimento no período de janeiro a novembro de 2007, para se avaliar os efeitos da irrigação e da adubação nitrogenada sobre o rendimento forrageiro e perfilhamento de Pennisetum purpureum cv Pioneiro. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados com quatro doses de nitrogênio (100, 300, 500 e 700kg/ha de nitrogênio) e seis lâminas de água (0, 20, 40, 80, 100 e 120% da evapotranspiração). As doses de nitrogênio constituíram as parcelas e as lâminas de água as subparcelas, em quatro repetições. Como fonte de adubo nitrogenado, utilizou-se a uréia, aplicada a lanço, parcelada em seis aplicações durante o período experimental. As irrigações foram efetuadas de acordo com a umidade do solo a 60 cm de profundidade. Quando o capim-elefante atingiu 1,20 m em uma das parcelas, foi colhida uma amostra de forragem em cada subparcela. A adubação promoveu aumentos lineares nas produções de massa de forragem (PMF) e teve um efeito quadrático para as lâminas de água aplicadas. Foi observado, para o perfilhamento, resposta linear ao efeito de lâmina de água e resposta quadrática para doses de N. A produção de capim elefante incrementou com o uso da adubação nitrogenada, especialmente em condições adequadas de umidade no solo. No entanto, o capim elefante respondeu à aplicação de doses superiores às consideradas economicamente viáveis.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPerfilhamento
dc.titleRendimento forrageiro e perfilhamento de capim elefante sob adubação e irrigação no norte de Minas Gerais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroNitrogênio
riaa.ainfo.id596759
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionEleuza Clarete Junqueira de Sales, Unimontes/BIPDT Fapemig; Virgílio Jamir Gonçalves Mota, Unimontes; Vicente Ribeiro Rocha Júnior, Unimontes/BIPDT Fapemig; Sidnei Tavares dos Reis, Unimontes/BIPDT Fapemig; Carlos Eugênio Martins, Embrapa Gado de Leite; Flávio Gonçalves de Oliveira, UFMG; Virgílio Mesquita Gomes, Unimontes / UFV.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rendimento-forrageiro-e-perfilhamento-de-capim-elefante.pdf134,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace