Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/630424
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorXAVIER, G. R.
dc.contributor.authorREIS, V. M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, P. J. de
dc.contributor.authorRUMJANEK, N. G.
dc.date.accessioned2025-06-04T18:00:24Z-
dc.date.available2025-06-04T18:00:24Z-
dc.date.created2009-02-05
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA DA EMBRAPA, 1., 2008, Brasília. Resumos... Brasília, 2008
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/630424-
dc.descriptionA Embrapa Agrobiologia tem na fixação biológica de nitrogênio um de seus alicerces institucionais. Através de pesquisas pautadas na recomendação de estirpes é possível gerar fontes alternativas de nutrientes para a agricultura. Além da estirpe, torna-se necessária a utilização de uma matriz de suporte como veículo para inoculação. Esta matriz deve ser atóxica, de fácil obtenção e manuseio, não necessitar de condições especiais de armazenamento, biodegradável, baixo custo, e obtida de fontes renováveis. No mercado de inoculante brasileiro predomina a turfa como veículo sólido, um recurso não renovável e que necessita de condições refrigeradas para a manutenção da densidade de células bacterianas. Do problema (ambiental e tecnológico) em viabilizar o inoculante rizobiano para feijãocaupi no Nordeste para pequenos agricultores surgiu uma nova linha de pesquisa utilizando misturas poliméricas. Essa atividade se fortalece através da inoculação prévia das sementes e das possibilidades de inoculação de outras bactérias promotoras de crescimento em cana-de-açúcar e hortaliças. Com resultados inovadores e estratégicos foi solicitado depósito de patente no Brasil, EUA e Argentina, os principais mercados consumidores de inoculantes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPolímeros
dc.subjectFixação biológica de nitrogênio
dc.titleMisturas poliméricas como veículo de inoculação de bactérias de interesse agrícola: alternativa ao uso da turfa, um recurso não-renovável.
dc.typeAnais e Proceedings de eventos
riaa.ainfo.id630424
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-04
dc.contributor.institutionGustavo Ribeiro Xavier, Embrapa Agrobiologia; Verônica Massena Reis, Embrapa Agrobiologia; Paulo Jansen de Oliveira, UFRJ; Norma Gouvêa Rumjanek, Embrapa Agrobiologia.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Mistutas-polimericas-como-veiculo-de-inoculacao-de-bacterias-de-interesse-agricola.pdf7.46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace