Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/631788
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAVALCANTE, F. A.
CARNEIRO JUNIOR, J. M.
MARTINS, W. M. de O.
WOLTER, P. F.
NEVES, E. C. das
Additional Information: FRANCISCO ALOISIO CAVALCANTE, CPAF-AC; JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC; Williane Maria de Oliveira Martins; Priscila Ferreira Wolter; Eduardo Cavalcante das Neves.
Title: Diagnóstico de brucelose bovina em rebanhos leiteiros do Estado do Acre.
Publisher: In: SEMINÁRIO ANUAL DE COOPERAÇÃO UFAC/UF, 7., 2009, Rio Branco. Parcerias em pesquisa e ação para a conservação e desenvolvimento sustentável: anais. Rio Branco: Ufac, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Pecuária leiteira
Teste do Anel em Leite (TAL)
Acre
Amazônia Ocidental
Gado de leite.
Description: A brucelose é uma zoonose causada pela bactéria Brucella abortus e é responsável por perdas econômicas nas criações de animais e na produção de leite ao comprometer o sistema reprodutor do animal. A transmissão em bovinos ocorre no contato do animal com pastagens contaminadas com placentários procedentes de um animal infectado. No homem, a brucelose tem como via de contaminação a mucosa do trato digestivo, sendo transmitida pelo leite contaminado. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a ocorrência de brucelose em 171 rebanhos leiteiros do Estado do Acre. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a ocorrência de brucelose no Estado do Acre pelo teste do anel em leite (TAL), preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As 171 amostras de leite foram coletadas na plataforma de um laticínio, no período de junho a agosto de 2008, oriundas dos municípios de Porto Acre, Rio Branco, e Plácido de Castro, representando 59,6% (102 amostras), 31,6% (54 amostras) e 8,8% (15 amostras), respectivamente, de todas as amostras coletadas. A presença da brucelose nestes rebanhos foi, respectivamente, 54,9%, 46,3% e 33,3%. A média total de 44,8% de amostras positivas é um indicativo de alta prevalência de brucelose nos rebanhos leiteiros do Acre. Entretanto, é importante que o Teste do Anel em Leite seja realizado de modo comparativo com exames sorológicos, como a soroaglutinação lenta em tubos (SAL), 2-mercaptoetanol (2-ME) devido às reações inespecíficas que o teste pode apresentar. Para resultados mais consistentes serão necessárias mais pesquisas sobre a doença no estado do Acre.
Thesagro: Bovino
Doença
Brucella Abortus
Brucelose
Zoonose.
Data Created: 2010-01-29
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22659.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace