Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/631803
Título: Radiometria espectral de unidades geológicas integrada com imagem ASTER para definição de terroir vitícola na Região de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil.
Autoria: HOFF, R.
BERGMANN, M.
DUCATI, J. R.
BOMBASSARO, M. G.
COSTA, G. L. da
Afiliação: ROSEMARY HOFF, CNPUV; MAGDA BERGMANN, SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL; JORGE RICARDO DUCATI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; MAGNO GONZATTI BOMBASSARO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; GRAZIELA LUZIA DA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE VITICULTURA Y ENOLOGIA, 12., 2009, [Montevideo]. [Anais...] [Montevideo]: Asociación de Enólogos del Uruguay, 2009.
Conteúdo: No Brasil, na indicação geográfica para vinhos finos Vale dos Vinhedos, foi utilizada imagem de satélite para a sua delimitação (Falcade & Mandelli1). Em Pinto Bandeira, Hoff et al.2 estudaram a radiometria de solos/rochas e imagem ASTER. Outras áreas vitivinícolas têm surgido na Metade Sul do estado, como a Serra do Sudeste, onde estudos sobre imagem ASTER foram feitos em Encruzilhada do Sul por Cemin e Ducati3. Na área de Pinheiro Machado, Bergmann et al.4 estudaram a radiometria espectral dos argilo-minerais que diferenciaram unidades litoestratigráficas.
Thesagro: Viticultura
Uva
Sensoriamento remoto
Geologia
Palavras-chave: Radiometria espectral
ASTER
Imagem de satélite
Terroir
Rio Grande do Sul
Encruzilhada do Sul
Notas: Resumo.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID11930.pdf98,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace