Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/642716
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNORONHA, A. C. da S.
dc.contributor.authorARGOLO, P. S.
dc.contributor.authorBOAVENTURA, V. de J.
dc.contributor.authorRITZINGER, R.
dc.date.accessioned2026-01-21T13:48:43Z-
dc.date.available2026-01-21T13:48:43Z-
dc.date.created2008-01-07
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 10., 2007, Brasília, DF. Inovar para preservar a vida. Resumos. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/642716-
dc.descriptionNo Brasil, o cultivo da aceroleira (Malpighia emarginata Sessé & Moc. Ex DC.) tem o nordeste como a principal região produtora. A acarofauna presente nessa espécie tem sido estudada em condição de campo nos estados de Pernambuco e São Paulo, com diferenças na diversidade de ácaros de acordo com o local de amostragem. Entretanto, faltam informações sobre a ocorrência desse grupo de artrópodes em ambiente protegido. Este trabalho teve como objetivo conhecer a acarofauna em mudas de aceroleira, provenientes de sementes de polinização aberta, em condição de viveiro (telado de sombrite 50%) na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas, BA. Foram realizadas coletas quinzenais no período de setembro/2005 a setembro/2006, em dois lotes de mudas, amostrando-se quatro folhas por planta (duas folhas apicais e duas folhas basais), tomando-se aleatoriamente 45 plantas de 800 mudas, aproximadamente. As amostras foram observadas em laboratório, sendo que os ácaros foram coletados e montados em lâminas de microscopia para identificação. Foram coletados ácaros pertencentes à subordem Oribatida e a onze famílias: acaridae, ascidae, cunaxidae, eriphydae, phytoseiidae, tarsonemidae (Polyphagotarsonemus latus (Banks)), tenuipalpidae (Brevipalpus phoenicis (Geijskes)), Tetranychidae, Tydeidae, Sitgmaeidae (Agistemus sp.) e Winterschmiditiidae. As famílias tarsonemidae e eriophyidae representaram, respectivamente, 45,8% e 42,57% dos ácaros coletados, com 99,74% dos tarsonemídeos presentes nas folhas apicais e 98,62% dos eriofídeos nas folhas basais. Dentre os ácaros predadores, os fitoseídeos foram os mais frequentes, representados pelas espécies Amblyseius aerialis (Muma), Amblyseius herbicolus (Chant) Amblyseius tomatavensis (Blommers), Neoseiulus idaeus (Denmark & Muma), Phytoseiulus macropilis (Banks), Proprioseiopsis sp. e Typhlodromalus aripo DeLeon. A menor diversidade de espécies ácaros vertificada nesse estudo em relação ao campo deve-se provavelmente ao local de coleta, a condição de formação e a parte amostrada das plantas.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 250).
dc.rightsopenAccess
dc.titleAcarofauna em aceroleira sob condição de viveiro.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁcaro
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroFruta Tropical
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.subject.nalthesaurusFruit growing
dc.subject.nalthesaurusPlant diseases and disorders
riaa.ainfo.id642716
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-21
dc.contributor.institutionALOYSEIA CRISTINA DA SILVA NORONHA, CPATU; P. S. ARGOLO; VERÔNICA DE JESUS BOAVENTURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; ROGERIO RITZINGER, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
doc250.pdf7,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace