Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/653003
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCOELHO, E. F.
dc.contributor.authorANDRADE, C. de L. T. de
dc.contributor.authorOR, D.
dc.contributor.authorLOPES, L. C.
dc.contributor.authorSOUZA, C. F.
dc.date.accessioned2026-08-14T00:12:14Z-
dc.date.available2026-08-14T00:12:14Z-
dc.date.created2005-10-20
dc.date.issued2001
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.5, n.1, p.81-87, 2001.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/653003-
dc.descriptionO trabalho teve como objetivo avaliar a relação entre a umidade e a constante dielétrica aparente do solo e diferentes guias de onda para uso com o analisador de umidade Trase, que opera de acordo com o princípio de reflectometria no domínio do tempo - TDR. Amostras indeformadas e deformadas de duas manchas de textura diferente de um Latossolo Amarelo Distrófico foram retiradas do campo e acondicionadas em recipientes de 10 L, perfazendo quatro repetições para cada textura e estrutura. Foram construídas três diferentes guias de onda, com hastes de 0,15 m, sendo uma com capacitor e uma sem capacitor no início da guia, com espaçmento de 0,009 m entre hastes e outra sem capacitor, com espaçamento de 0,022 m entre hastes. Essas guias de onda, juntamente com guias originais do fabricante com hastes de 0,20 m, espaçadas 0,022 m, foram inseridas individualmente em cada recipiente. Dados de umidade obtidos gravimetricamente e pelo analisador TRASE, e da constante dielétrica, foram tomados usando-se todas as guias de onda em cada recipiente durante a secagem do solo, de 0,35 m³m-³ a 0,10m³m-³. Três modelos matemáticos foram ajustados aos dados de umidade e da correspondente constante dielétrica do solo gerados pelas guias de onda do fabricante.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCalibração
dc.subjectguia de onda
dc.subjectreflectometria no domínio do tempo
dc.titleDesempenho de diferentes guias de ondas para uso com o analisador de umidade TRASE.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroUmidade
dc.subject.thesagroSolo
riaa.ainfo.id653003
riaa.ainfo.lastupdate2026-04-30
dc.contributor.institutionEUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; DANI OR, UTAH STATE UNIVERSITY LOGAN; LUCY C. LOPES; CLAUDINEI F. SOUZA, NIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPMF)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace