Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/654548
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCOVA, A. M. W.
dc.contributor.authorSACRAMENTO, J. A. A. S. do
dc.contributor.authorTRINDADE, A. V.
dc.date.accessioned2023-06-29T17:24:57Z-
dc.date.available2023-06-29T17:24:57Z-
dc.date.created2008-01-09
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO RECÔNCAVO DA BAHIA, 1.; SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA, 1.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRB, 1., 2007, Cruz das Almas. Ano internacional do planeta Terra. Cruz das Almas: UFRB, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/654548-
dc.descriptionA reciclagem de nutrientes e aproveitamento de resíduos de diferentes natureza e origem é um desafio para a atividade humana e a agricultura constitui-se num destino em potencial. Uma pessoa excreta via urina, anualmente, cerca de 4,5 Kg de nitrogênio, mais de 0,5 Kg de fósforo e cerca de 1,2 Kg de potássio. Um experimento foi montado em casa de vegetação objetivando avaliar o efeito da urina diluída no desenvolvimento de mudas de bananeira micropropagadas. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de três diluições da urina (2,5%, 5% e 10%) com pH natural da solução ou corrigido a 6,5, mais um tratamento controle com aplicação apenas de água destilada totalizando, 7 tratamentos, com três repetições, em delineamento inteiramente casualizado. Mudas da variedade Caipira cresceram em vasos contendo 1 Kg de areia lavada, irrigadas diariamente com 4 mL de urina diluída mais 16 mL de água destilada e em dias alternados mais 20 mL de água destilada. As plantas foram cultivadas por 60 dias e ao final do período foram coletadas as partes aéreas para avaliação da produção de biomassa seca. Do subtrato, foram retiradas amostras para análise do pH, condtividade elétrica e teores de K, P, Na, Ca, Mg, amônio e nitrato+nitrito. A adição de solução diluída de urina promoveu incrementos proporcionais no crescimento da bananeira. A irradiação com as soluções resultou em disponibilidade de nitrogênio nas formas de amônio e nitrato, principalmente, sendo, provavelmente, o principalmente, o principal responsável pelo efeito na resposta da planta.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectUrina humana
dc.titleAvaliação do desenvolvimento de mudas de bananeira em substrato inerte sob diferentes níveis de diluição de urina humana.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Orgânica
dc.subject.thesagroBanana
dc.subject.thesagroFruticultura
dc.subject.thesagroReciclagem
riaa.ainfo.id654548
riaa.ainfo.lastupdate2023-06-29
dc.contributor.institutionAlide Mitsue Watanabe Cova, UFRB; José Augusto Amorim Silva do Sacramento, UFRB; Aldo Vilar Trindade, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace