Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/655557
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorALMEIDA, C. O. de
dc.contributor.authorMATOS, A. P. de
dc.contributor.authorCARDOSO, C. E. L.
dc.date.accessioned2023-12-19T19:32:21Z-
dc.date.available2023-12-19T19:32:21Z-
dc.date.created2009-02-26
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco, AC. Amazônia, mudanças globais e agronegócios: o desenvolvimento em questão. Rio Branco, AC: SOBER, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/655557-
dc.descriptionA produção integrada de abacaxi no Brasil teve início nos estados de Tocantins, Paraíba e Bahia. Em Tocantins, onde o sistema mais avançou, a produção integrada já alcançou escala comercial: 150 hectares plantados em 2007, com adesão de 15 produtores e 11 municípios. A avaliação dos impactos econômico e ambiental foi realizada com o uso do Ambitec-Agro, desenvolvido pela Embrapa Meio-Ambiente. A adoção da produção integrada em estabelecimentos rurais selecionados no Estado do Tocantins, além de ter conduzido ao uso de pesticidas de menor toxicidade, também reduziu a quantidade e o número de aplicação, resultado em economia na aquisição do produto e nos gastos com aplicação. Em média, a quantidade aplicada de pesticida foi reduzida nas seguintes percentagens: herbicida (47 %), inseticida (37 %) e fungicida (20 %). A freqüência de uso de herbicida, antes em torno de quatro aplicações, passou para duas após a adoção da produção integrada. No sistema convencional, a freqüência de aplicação dos demais pesticidas era preestabelecida por calendário, o qual conduzia o agricultor a fazer de oito a nove aplicações de inseticida e seis de fungicida por ciclo da cultura. No sistema integrado, a decisão de aplicação é tomada com base no monitoramento de pragas e doenças, que determina a época de aplicação em função da necessidade de uso. O efeito positivo da produção integrada sobre o meio ambiente foi fortemente influenciado pela melhoria na Qualidade do Solo e na redução no Uso de Agroquímicos, resultando em índice de impacto igual a 2,34, numa escala de -15 a +15.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleImpactos econômico e ambiental da produção integrada de abacaxi no Estado do Tocantins - Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAnanás Comosus
dc.subject.thesagroCusto
dc.subject.thesagroProdução Integrada
dc.subject.thesagroSistema de Produção
riaa.ainfo.id655557
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-19
dc.contributor.institutionClóvis Oliveira de Almeida, CNPMF; Aristóteles Pires de Matos, CNPMF; Carlos Estevão Leite Cardoso, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Impactos-economico-e-ambiental-da-producao-integrada-de-abacaxi-no-Estado-do-Tocantins.pdf581.56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace