Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656121
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMATOS, A. P. de
dc.contributor.authorSANCHES, N. F.
dc.date.accessioned2022-08-08T17:19:22Z-
dc.date.available2022-08-08T17:19:22Z-
dc.date.created2009-10-24
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: POLTRONIERI, L. S.; VERZIGNASSI, J. R. Fitossanidade na Amazônia: inovações tecnológicas. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2007. p.73-90.
dc.identifier.isbn978-85 87 690-685
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656121-
dc.descriptionDiversos agentes etiológicos têm sido relatados como capazes de atacar o abacaxizeiro em diferentes regiões produtoras do mundo, tanto no campo quanto na pós-colheita com conseqüências negativas para a produtividade e qualidade dos frutos produzidos. Entre eles os fungos, com mais de 60 espécies relatadas sobre o abacaxizeiro no mundo, são os mais importantes patógenos desta cultura, causando perdas significativas na produção de frutos. Doenças causadas por bactérias e vírus ocorrem em menor escala, entretanto, em algumas regiões produtoras e condições ambientais favoráveis, doenças de etiologia bacteriana podem causar perdas elevadas na produção. Além de agentes bióticos, anomalias abióticas também afetam o abacaxizeiro de maneira significativa. Muitas das características do abacaxizeiro, a exemplo da disposição de suas folhas, assim como os sistemas adotados para sua produção comercial estão diretamente relacionadas com incidência e severidade de ataque de pragas e doenças. De todas as doenças que afetam o abacaxizeiro a fusariose destaca-se como a mais destrutiva, incitando perdas significativas à produção de frutos. Na pós-colheita as doenças consideradas como as mais importantes são a podridãonegra e a podridão-rósea, também conhecida como ?pink disease?. Entre as anomalias de causa não parasitária a queima-solar tem ocorrência bastante comum e importante nos plantios instalados em regiões sujeitas à ocorrência de temperaturas elevadas durante o desenvolvimento do fruto.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleManejo das principais doenças do abacaxizeiro.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroAbacaxi
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.subject.thesagroFruta Tropical
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroFusariose
dc.description.notesDisponível em: <http://www.cpatu.embrapa.br/livro-fitosanidade/LIVRO-FITO-PARTE-1.pdf> Acesso em: 24 out. 2009.
riaa.ainfo.id656121
riaa.ainfo.lastupdate2022-08-08
dc.contributor.institutionAristóteles Pires de Matos, CNPMF; Nilton Fritzons Sanches, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Manejo-das-principais-doencas-do-abacaxizeiro..pdf645.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace