Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656155
Título: Poliembrionia e potencial de obtenção de híbridos em citros.
Autoria: SOARES FILHO, W. dos S.
SOUZA, U.
OLIVEIRA, C. R. de C.
SANTOS, M. G.
LEDO, C. A. da S.
SANTANA, L. G. L.
ROCHA, J. da S.
PISSINATO, A. G. V.
SILVA, J. S. S. da
SOUZA, A. da S.
PASSOS, O. S.
Afiliação: Walter dos Santos Soares Filho, CNPMF; Uiara Souza, CEC; Carlos Roberto de Carvalho Oliveira, Fundação Bradesco; Magno Guimarães Santos, CNPMF; Carlos Alberto da Silva Ledo, CNPMF; Lizziane Gomes Leal Santana, UFRB; Jussimar da Silva Rocha, UFRB; Amábili Gunes Viana Pissinato, UFRB; Juliana Soares Santana da Silva, CEC; Antônio da Silva Souza, CNPMF; Orlando Sampaio Passos, CNPMF.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A ocorrência de poliembrionia, elevada heterozigosidade e longo período pré-reprodutivo são os principais obstáculos à geração de variedades híbridas de citros. Este trabalho baseou-se em cruzamentos entre diversas variedades, verificando-se que as hibridações envolvendo a tangerineira 'Sunki da Flórida' como parental feminino possibilitaram a geração de maiores quantidades de híbridos, dando-se o contrário em relação àquelas em que os parentais femininos foram as tangerineiras 'Sunki Tropical', 'Sunki Maravilha', 'Cleópatra' e 'Dancy' e os limoeiros 'Rugoso da Flórida' e 'Cravo Santa Cruz'. Confrontando essas observações com as relativas ao grau de poliembrionia dos parentais femininos utilizados, constatou-se, de um modo geral, uma relação inversa entre o grau de poliembrionia e o número de híbridos gerados.
Thesagro: Fruta Cítrica
Hibrido
Notas: pdf 1920
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID26128.pdf65,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace