Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGUTIÉRREZ, I. E. M. de
dc.contributor.authorCAMPOS, V. C. A.
dc.contributor.authorNEPOMUCENO, J. R. F. de S.
dc.contributor.authorLEDO, C. A. da S.
dc.contributor.authorSANTANA, J. R. F. de
dc.date.accessioned2025-05-16T20:47:43Z-
dc.date.available2025-05-16T20:47:43Z-
dc.date.created2009-11-19
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 17.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 4.; 2009, Aracaju. Ciência, inovação e sustentabilidade: [anais...].Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 150). Organizadores: Ana da Silva Lédo; Fernanda Vidigal D. Souza; Vivian Loges; Everton Hilo de Souza; Ana Cecília R. de Castro.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656302-
dc.descriptionA espécie nativa Tapirira guianensis, conhecida popularmente como "pau-pombo" possui importância ecológica, sócio-econômica e medicinal no país. Este trabalho objetivou comparar as respostas de diferentes explantes de T. guianensis ao tratamento com a citocinina BAP (benzilaminopurina) durante o processo de multiplicação. Foram utilizados três tipos de explantes: segmento cotiledonar, epicótilo e segmento nodal com 30 dias de germinadas in vitro em meio de cultura WPM. Esses foram inoculados em meio de cultura WPM acrescido de diferentes concentrações de BAP (0,0; 2,22; 4,44; 6,66 e 8,88 µM). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado no esquema fatorial 3 x 5, totalizando 15 tratamentos com 6 repetições. Aos 30 dias de inoculação foram avaliados o número de brotações/explante (NB), o número de folhas do maior broto (NF), o número de gemas do maior broto (NG), comprimento da maior brotação (CB) e comprimento da maior folha (CF). Observou-se efeito significativo da interação "explante x BAP" para todas as variáveis analisadas (p<0,01). Os melhores resultados para NB, NG, NF e CB foram obtidos em meio de cultura suplementado com 4,44 µM de BAP, com os seguintes valores, respectivamente, para segmento cotiledonar (3,18), (4,52), (1,73) e (1,22) e segmento nodal (3,45), (3,93), (2,31) e (1,13). O maior comprimento da folha obtido para segmento cotiledonar (0,67cm) foi obtido na ausência de regulador, enquanto que para o segmento nodal (0,70) foi obtido em meio acrescido de 2,22 µM de BAP. O epicótilo não foi responsivo a nenhum dos tratamentos, sendo necessário testar maiores concentrações e/ou outros reguladores. A multiplicação in vitro da T. guianensis pode ser realizada com sucesso em meio de cultura WPM acrescido de 4,44 µM de BAP.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTapirira guianenis
dc.subjectCultivo in vitro
dc.subjectCitocinina
dc.titleMultiplicação de Tapirira guianensis Aubl. (Anacardiaceae).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAnacardiaceae
dc.subject.thesagroOrganogénese
dc.subject.nalthesaurusIn vitro culture
riaa.ainfo.id656302
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-16
dc.contributor.institutionINGRID ESTEFANIA MANCIA DE GUTIÉRREZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; VANIA CELENE ALECRIM CAMPOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; CRISTINA FERREIRA NEPOMUCENO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; JOSÉ RANIERE FERREIRA DE SANTANA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Multiplicacao-de-Tapirira-guianensis-Aub-C197.pdf37.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace