Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPIO, L. A. S.
dc.contributor.authorPASQUAL, M.
dc.contributor.authorDAVIDE, L. C.
dc.contributor.authorSILVA, S. de O. e
dc.contributor.authorSANTOS, R. R. dos
dc.date.accessioned2025-05-16T20:47:47Z-
dc.date.available2025-05-16T20:47:47Z-
dc.date.created2009-11-19
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 17.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 4.; 2009, Aracaju. Ciência, inovação e sustentabilidade: [anais...]. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 150). Organizadores: Ana da Silva Lédo; Fernanda Vidigal D. Souza; Vivian Loges; Everton Hilo de Souza; Ana Cecília R. de Castro.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656307-
dc.descriptionO objetivo do trabalho foi comparar plantas diplóides, mixoplóides e tetraplóides induzidas in vitro por meio de colchicina e orizalina em três cultivares de bananeira (Lidi, Thong Dok Mak e Ouro), mediante análises de características anatômicas. Os explantes estabelecidos in vitro, em meio de cultura MS foram tratados com concentrações de colchicina (0; 2,5; 7,5 e 12,5 mM), por 24 e 48 horas e orizalina (0; 10; 30 e 50 µM), por 4 e 7 dias. As análises foram realizadas em plantas identificadas quanto ao nível de ploidia. Fragmentos retirados de folhas foram fixados e submetidos à desidratação em gradiente de acetona e inclusão em gradiente crescente de resina Spurr e cortados em seções semifinas (>100nm) em ultramicrótomo. Os cortes foram corados com azul de toluidina, montados em Permaut e analisados em microscópio com sistema de captura de imagem e as medições foram realizadas por meio do softwer Sigma Scan Pro 5 em 10 células da primeira camada do parênquima paliçádico e lacunoso. Foram avaliados área e comprimento das células do parênquima paliçádico e lacunoso, área e comprimento das células das epidermes adaxial e abaxial, espessura do limbo e o número de cloroplastídeos. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 5 repetições. Os tratamentos foram representados por 3 cultivares: Lidi, 6 plantas (1 diplóide, 2 mixoplóides e 3 tetraplóides); Thong Dok Mak, 5 plantas (1 diplóide, 3 mixoplóides e 1 tetraplóide) e Ouro, 2 plantas (1 diplóide e 1 mixoplóide). Os dados foram submetidos à análise de variância. As médias entre os tratamentos foram comparadas pelo teste de Scott Knott, a 5% de probabilidade. Concluiu-se que plantas mixoplóides e tetraplóides de Musa acuminata possuem maior espessura do limbo foliar, maior área e comprimento de células do parênquima paliçádico e lacunoso em relação às diplóides.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultura de tecidos
dc.subjectAntimitóticos
dc.subjectDuplicação de cromossomos
dc.titleAnálise de características anatômicas de Musa acuminata, Colla submetida a duplicação cromossômica.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBanana
dc.subject.nalthesaurusTissue analysis
dc.subject.nalthesaurusTissue culture
riaa.ainfo.id656307
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-16
dc.contributor.institutionLEILA APARECIDA SALLES PIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MOACIR PASQUAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; LISETE CHAMMA DAVIDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; SEBASTIAO DE OLIVEIRA E SILVA, CNPMF; ROSENEIDE ROCHA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analise-de-caracteristicas-anatomicas-C251.pdf35.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace