Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, F. H. da S.
dc.contributor.authorSILVA, S. de O. e
dc.contributor.authorSEREJO, J. A. dos S.
dc.contributor.authorPASQUAL, M.
dc.contributor.authorSILVA NETO, H. P. da
dc.contributor.authorTOSTA, R. L.
dc.date.accessioned2025-05-16T20:47:55Z-
dc.date.available2025-05-16T20:47:55Z-
dc.date.created2009-11-19
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 17.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 4.; 2009, Aracaju. Ciência, inovação e sustentabilidade: [anais...]. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 150). Organizadores: Ana da Silva Lédo; Fernanda Vidigal D. Souza; Vivian Loges; Everton Hilo de Souza; Ana Cecília R. de Castro.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656311-
dc.descriptionA obtenção de triplóides secundários em bananeira tem sido possível mediante o cruzamento de diplóides melhorados com autotetraplóides oriundos da duplicação do número de cromossomos in vitro. Dessa forma, a produção de tetraplóides assume grande importância para complementar as atividades convencionais de melhoramento. Esse trabalho teve por objetivo determinar os efeitos in vitro de concentrações de colchicina (0; 1,25 e 2,5 mM) associadas a substâncias surfactante (Tween 20) e permeabilizante de membranas celulares (Dimetilsulfóxido-DMSO) na indução da duplicação de cromossomos em ápices caulinares de Musa acuminata Cola, cv. Lidi (AA). Os tratamentos foram aplicados por 24 horas, em condições de agitação (120 rpm). Aos 30 dias após a aplicação dos tratamentos, foi avaliada a sobrevivência dos explantes bem como o número de gemas, brotações, raízes e de folhas em cada explante. As concentrações de colchicina tiveram influência significativa nas respostas morfofisiológicas dos ápices caulinares in vitro. Houve uma tendência de redução significativa na sobrevivência, número de raízes e de folhas com as concentrações de colchicina, ao passo que, para o número de gemas e brotos essa tendência foi de aumento. Não houve efeito significativo da adição de DMSO e Tween 20 na ação da colchicina, para nenhum dos caracteres avaliados. Entre as plantas tratadas e regeneradas em aclimatização, verificou-se uma alta sobrevivência independente da concentração de colchicina ou adição de DMSO e Tween 20. Até o momento não foi possível diferenciar, mediante características morfológicas, os possíveis poliplóides.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAntimitótico
dc.subjectDimetilsulfóxido
dc.subjectDuplicação de cromossomos
dc.titleIndução de autotetraplóides de bananeira pelo uso de colchicina.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBanana
dc.subject.thesagroMusa Acuminata
dc.subject.nalthesaurusBreeding and Genetic Improvement
riaa.ainfo.id656311
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-16
dc.contributor.institutionFREDERICO HENRIQUE DA SILVA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; SEBASTIAO DE OLIVEIRA E SILVA, CNPMF; JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO, CNPMF; MOACIR PASQUAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; HONORATO PEREIRA DA SILVA NETO, CNPMF; RUTE LEA TOSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inducao-de-autotetraploides-de-bananeira-C292.pdf31.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace