Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorELOY, Â. M. X.
dc.contributor.authorBRITO, I. F. de
dc.contributor.authorBRITO, R. L. L. de
dc.contributor.authorPINHEIRO, R. R.
dc.contributor.authorAGUIAR, F. C. de
dc.contributor.authorGUIMARÃES, R. de C. de M.
dc.contributor.authorARAÚJO, A. M. de
dc.date.accessioned2023-08-17T20:46:42Z-
dc.date.available2023-08-17T20:46:42Z-
dc.date.created2010-02-08
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657171-
dc.descriptionA influência de algumas variáveis ambientais sobre a fisiologia animal podem ocasionar evidentes oscilações nos elementos constituintes do hemograma em especial do leucograma. Diante da importância das raças caprinas nativas criadas na região Nordeste, objetivou-se com esse estudo conhecer os valores do leucograma de caprinos da raça Moxotó criados no semi-árido cearense, visando determinar os parâmetros específicos para a raça, durante os períodos seco e chuvoso. Foram avaliados 15 animais, sendo cinco machos e dez fêmeas. As colheitas de sangue, num total de 60 amostras, foram realizadas no período da manhã, nos meses de abril e setembro, durante dois anos. Foi possível observar que os valores médios obtidos neste estudo encontram-se dentro da faixa de normalidade citada na literatura, exceto para os valores de bastões, segmentados do machos no período chuvoso e eosinófilos das fêmeas no período seco e chuvoso, que estão acima dos valores considerados normais. Foi observada diferença estatística significativa entre os machos e fêmeas no período seco quanto aos valores de leucócitos totais e segmentados. Observou-se também diferença estatística significativa entre os períodos seco e chuvoso quanto aos valores absolutos de monócitos. Apesar deste estudo, ainda é necessária a realização de mais pesquisas com um número maior de animais para a determinação dos parâmetros normais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRaça Moxotó
dc.subjectParametro sanguineo
dc.titleParâmetros leucocitários de caprinos da raça Moxotó criados no semi-árido cearense.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCaprino
dc.subject.thesagroHematologia
dc.subject.thesagroHemograma
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id657171
riaa.ainfo.lastupdate2023-08-17
dc.contributor.institutionÂngela Maria Xavier Eloy, Embrapa Caprinos; Ismênia França de Brito, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), bolsista CNPq; Roberta Lomonte Lemos de Brito, Universidade Estadual Vale do Acaraú/Embrapa Caprinos, bolsista FUNCAP; Raymundo Rizaldo Pinheiro, Embrapa Caprinos; Francisco Cavalcante de Aguiar, Universidade Estadual Vale do Acaraú/Embrapa Caprinos; Rita de Cássia de Mesquita Guimarães, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), bolsista CNPq; Adriana Mello de Araújo, Embrapa Meio-Norte.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ParametrosLeucocitarios-23907.pdf48,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace