Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, G. B.
dc.contributor.authorBARBOSA, V. C.
dc.contributor.authorMOREIRA, M. M.
dc.contributor.authorSILVA, M. S. L. da
dc.contributor.authorCOSTA, M. B. B. da
dc.contributor.authorALVES, C. de A.
dc.contributor.authorMENDONÇA, C. E. dos S.
dc.date.accessioned2024-04-30T13:52:37Z-
dc.date.available2024-04-30T13:52:37Z-
dc.date.created2010-02-10
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationCadernos de Agroecologia, v. 4, n. 1, p. 3784-3787, 2009. Trabalho apresentado no 6º Congresso Brasileiro de Agroecologia e 2º Congresso Latinoamericano de Agroecologia, 2009, Curitiba.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657468-
dc.descriptionO objetivo desse trabalho foi discutir as limitações e potencialidades das metodologias participativas, quando aplicadas no diagnóstico e análise de cinco agroecossistemas com barragens subterrâneas, nos Estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba, região Nordeste do Brasil. A barragem subterrânea vem transformando a realidade da agricultura familiar dependente de chuva, principalmente em relação ao prolongamento das atividades na agricultura para o período “seco”. As metodologias participativas facilitam a análise e compreensão sistêmica das interações que ocorrem no meio ambiente a partir de um diálogo profundo entre os agricultores e os pesquisadores. As metodologias utilizadas foram baseadas no MESMIS e no Diagnóstico Rural Participativo, mostrando-se eficientes na geração de conhecimentos para o diagnóstico e avaliação de agroecossistemas, principalmente quando utilizadas em famílias que tinham uma participação social efetiva (religiosa, cultural e/ou política).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectDiálogo
dc.titleMetodologias participativas: uma alternativa para o estudo de agroecossistemas com barragens subterrâneas no semiárido.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
riaa.ainfo.id657468
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-30
dc.contributor.institutionGIZELIA BARBOSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; VANESSA CARINE BARBOSA, IBGE; MARCIA MOURA MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; MANOEL BALTASAR BAPTISTA DA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; CARMEN DE ALMEIDA ALVES, UFSCAR; CLAUDIO EVANGELISTA DOS SANTOS MENDONÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Metodologias-participativas-uma-alternativa-2009.pdf115,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace