Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657468
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFERREIRA, G. B.
dc.contributor.authorBARBOSA, V. C.
dc.contributor.authorMOREIRA, M. M.
dc.contributor.authorSILVA, M. S. L. da
dc.contributor.authorCOSTA, M. B. B. da
dc.contributor.authorALVES, C. de A.
dc.contributor.authorMENDONÇA, C. E. dos S.
dc.date.accessioned2024-04-30T13:52:37Z-
dc.date.available2024-04-30T13:52:37Z-
dc.date.created2010-02-10
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationCadernos de Agroecologia, v. 4, n. 1, p. 3784-3787, 2009. Trabalho apresentado no 6º Congresso Brasileiro de Agroecologia e 2º Congresso Latinoamericano de Agroecologia, 2009, Curitiba.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657468-
dc.descriptionO objetivo desse trabalho foi discutir as limitações e potencialidades das metodologias participativas, quando aplicadas no diagnóstico e análise de cinco agroecossistemas com barragens subterrâneas, nos Estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba, região Nordeste do Brasil. A barragem subterrânea vem transformando a realidade da agricultura familiar dependente de chuva, principalmente em relação ao prolongamento das atividades na agricultura para o período “seco”. As metodologias participativas facilitam a análise e compreensão sistêmica das interações que ocorrem no meio ambiente a partir de um diálogo profundo entre os agricultores e os pesquisadores. As metodologias utilizadas foram baseadas no MESMIS e no Diagnóstico Rural Participativo, mostrando-se eficientes na geração de conhecimentos para o diagnóstico e avaliação de agroecossistemas, principalmente quando utilizadas em famílias que tinham uma participação social efetiva (religiosa, cultural e/ou política).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectDiálogo
dc.titleMetodologias participativas: uma alternativa para o estudo de agroecossistemas com barragens subterrâneas no semiárido.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
riaa.ainfo.id657468
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-30
dc.contributor.institutionGIZELIA BARBOSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; VANESSA CARINE BARBOSA, IBGE; MARCIA MOURA MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; MANOEL BALTASAR BAPTISTA DA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; CARMEN DE ALMEIDA ALVES, UFSCAR; CLAUDIO EVANGELISTA DOS SANTOS MENDONÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Metodologias-participativas-uma-alternativa-2009.pdf115.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace