Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658149
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, V. W. S. dos
SANTIAGO, L. B.
RODRIGUES, A. de S.
ALVES, F. S. F.
PINHEIRO, R. R.
Additional Information: Vanderlan Warlington Souza dos Santos, Graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE; Lauana Borges Santiago, Pós-Graduação - UVA; Apoliana de Sousa Rodrigues, ATP-A - CNPq; FRANCISCO SELMO FERNANDES ALVES, CNPC; RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC.
Title: Avaliação in vitro da sensibilidade de antissépticos e desinfetantes contra a Corynebacterium pseudotuberculosis.
Publisher: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 11.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 3., 2009, Sobral. Anais... Sobral: Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2009. 1f. 1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Tintura de iodo
Hipoclorito de sódio
Abscesses
Therapy.
Description: A Linfadenite Caseosa é uma enfermidade infecto-contagiosa de caráter crônico que acomete caprinos e ovinos, caracterizada pela formação de abscessos nos linfonodos externos e internos, causada pela Corynebacterium pseudotuberculosis. Causa perdas econômicas diversas, como desvalorização da pele, custos com mão-de-obra e medicamentos, redução da produção de leite, problemas reprodutivos e condenação de vísceras e carcaça. O tratamento convencional desta enfermidade é realizado a partir da drenagem do abscesso e posterior cauterização com tintura de iodo a 10% (Alves et al., 2007). Entretanto este processo pode, muitas vezes, contribuir para a contaminação ambiental. Por isso, necessita-se de uma nova alternativa que possibilite o tratamento das lesões sem exposição do material caseoso altamente contaminado ao meio externo. Sugere-se então, a aplicação de produtos com efeito bactericida conhecido contra este microrganismo, no interior do abscesso, em estágio inicial de desenvolvimento. Neste estudo verificou-se que a tintura de iodo a 10%, seguida pelo hipoclorito de sódio a 2,5% e, posteriormente, pelo permanganato de potássio a 5% foram os antissépticos e desinfetantes que demonstraram maior poder bactericida in vitro contra a Corynebacterium pseudotuberculosis. A avaliação in vivo destes produtos se faz necessária para confirmação da eficácia do novo tratamento sugerido para a Linfadenite Caseosa.
Thesagro: Caprino
Ovino
Doença animal
Linfadenite caseosa
Abscesso
Tratamento
Corynebacterium Pseudotuberculosis.
NAL Thesaurus: Caseous lymphadenitis
Sheep
Goats
Animal diseases
Infectious diseases
Iodine
Brazil.
Data Created: 2010-02-18
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RACAvaliacaoinvitro.pdf35,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace