Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658227
Título: Determinação da atividade de proteases cisteínicas, peroxidases e inibidores de papaína em sementes de Crotalaria spectabilis.
Autor: ARAGÃO, V. P. M.
AGUIAR, V. M. P.
EGITO, A. S. do
JULIÃO, M. S. da S.
ANDRADE, L. B. da S.
Afiliación: VICTOR PAULO MESQUITA ARAGÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
VALDANYA MARA PEREIRA AGUIAR, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
ANTONIO SILVIO DO EGITO VASCONCELOS, CNPC
MURILO SÉRGIO DA SILVA JULIÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
LÚCIA BETÂNIA DA SILVA ANDRADE, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ.
Año: 2009
Referencia: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 11.
ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 3., 2009, Sobral. Anais... Sobral: Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2009. 1 f. 1 CD ROM.
Descripción: Vegetais são uma rica fonte de proteínas bioativas de amplo interesse e variadas aplicações. Proteases, peroxidases e inibidores de proteases são foco de diversas pesquisas no intuito de investigar a funcionalidade e uso dessas biomoléculas em diversas áreas. Proteases cisteínicas são importantes para o desenvolvimento das plantas, participando em processos como a mobilização de proteínas de reserva, senescência e morte celular programada (HAQ, 2004). Peroxidases ocorrem amplamente em vegetais e estão envolvidas em vários processos do metabolismo, podendo ser empregadas na construção de biosensores e em muitos processos industriais (FATIBELO e VIEIRA, 2002). Proteínas inibidoras de proteases são moléculas que inibem a atividade de enzimas proteolíticas participando nos processos de regulação endógena e na defesa das plantas (HAQ, 2004). Crotalaria spectabilis é uma leguminosa de ampla ocorrência no Ceará, sendo conhecida por sua resistência a nematóides fitopatogênicos (WANG, 2002). Este trabalho teve como objetivos detectar e quantificar enzimas proteolíticas, peroxidases e inibidores de proteases cisteínicas em sementes de Crotalaria spectabilis.
Thesagro: Leguminosa
Semente
Protease
NAL Thesaurus: Fabaceae
Proteinase inhibitors
Enzyme inhibitors
Brazil
Crotalaria spectabilis
Palabras clave: Cistatina
Inibidores de proteases
Enzima proteolítica
Biomolécula
Brasil
Enzyme technology
Proteases
Seed
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RACDeterminacaodaatividade.pdf35,54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace