Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658752
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Issue Date: 2009
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MAGALHÃES, J. A.
RODRIGUES, B. H. N.
CARNEIRO, M. S. de S.
ANDRADE, A. C.
COSTA, N. de L.
PINTO, M. do S. de C.
MOCHEL FILHO, W. de J. E.
Additional Information: João Avelar Magalhães, Embrapa Meio-Norte; Braz Henrique Nunes Rodrigues, Embrapa Meio-Norte; Maria Socorro de Souza Carneiro, UFC; Alex Carvalho Andrade, Bolsista DCR/CNPq-FAPEPI, Embrapa Meio-Norte.; Newton de Lucena Costa, Embrapa Roraima; Maria do Socorro de Caldas Pinto, UFC; William de Jesus Ericeira Mochel Filho, UFC.
Title: Influencia da adubação nitrogenada e idade de corte sobre os teores de proteína bruta e fibra em detergente neutro de três cultivares de capim-elefante.
Publisher: REDVET. Revista Electronica de Veterinaria, v. 10, n. 4, abr. 2009.
Pages: 12 p.
Language: pt_BR
Keywords: Napier
Pioneiro
Roxo.
Description: Este trabalho foi realizado para avaliar os efeitos de três doses de nitrogênio (150, 300 e 450 kg de N/ha) e cinco idades de corte (28, 35, 42, 56 e 84 dias) sobre os teores de proteína bruta (PB) e fibra em detergente neutro (FDN) do capim-elefante cvs. Napier, Pioneiro e Roxo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em parcelas subsubdivididas e quatro repetições. As gramíneas foram plantadas em covas, em área irrigada por aspersão fixa de baixa vazão. O corte de uniformização foi realizado 93 dias após o plantio, e em seguida foram aplicados os níveis de nitrogênio, usando-se uréia. Foi observado que a cv. Roxo apresentou o maior teor médio de PB, enquanto a Napier apresentou o menor teor. Os maiores teores de PB foram obtidos através da utilização de 450 e 300 kg de N/ha. A análise de regressão indicou linearidade negativa dos efeitos da idade sobre os teores de PB da planta. Os teores de FDN foram crescentes em função da idade de corte. A análise de variância não detectou diferenças significativas entre as cultivares testadas e nem nos níveis de nitrogênio aplicados sobre os teores de FDN.
Thesagro: Irrigação
Pennisetum Purpureum
Variedade.
Year: 2010-02-25
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RedVet.Braz.pdf95,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace