Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658967
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOUZA JUNIOR, L. de
LOURENÇO JUNIOR, J. de B.
SANTOS, N. de F. A. dos
GONÇALVES, G. F. D.
NAHUM, B. de S.
MONTEIRO, E. M. M.
ARAUJO, C. V.
FATURI, C.
Additional Information: LUCIVAL DE SOUZA JUNIOR, MESTRANDO UFPA/EMBRAPA/UFRA; JOSE DE BRITO LOURENÇO JUNIOR, UFRA; NUBIA DE FATIMA ALVES DOS SANTOS, DOUTORANDA UFRA/EMBRAPA; GEANE FERREIRA DIAS GONÇALVES, UFRPE; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; EDWANA MARA MOREIRA MONTEIRO, DOUTORANDA UFRA/EMBRAPA; CLAUDIO VIEIRA ARAUJO, UFMT; CRISTIAN FATURI, UFRA.
Title: Avaliação do valor nutritivo da torta de coco (Cocos nucifera L.) para suplementação alimentar de ruminantes na Amazônia Oriental.
Publisher: Amazônia: Ciência & Desenvolvimento, Belém, PA, v. 4, n. 8, p. 63-81, jan./jun. 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Ovinos.
Description: Foram avaliados os efeitos da inclusão de níveis de torta de coco ( Cocos nucifera L.), 0,4%, 0,8% e 1,2%PV, sobre os consumos e digestibilidades aparentes da matéria seca (DAMS), matéria orgânica (DAMO), proteína bruta (DAPB), extrato etéreo (DAEE), energia bruta (DAEB), fibra em detergente neutro (DAFDN) e fibra em detergente ácida (DAFDA). O volumoso foi quicuio-da-amazônia ( Brachiaria humidicola). Foi realizado ensaio metabólico, com 16 ovinos, em quatro tratamentos e quatro repetições, em delineamento inteiramente casualizado, em 21 dias (14 de adaptação e sete de coleta de dados), onde se monitorou o fornecimento da dieta e a coleta total de fezes. As DAMS, DAMO, DAEB e DAFDA tiveram efeitos lineares crescentes no intervalo de inclusão 0,4% até 1,2%PV. A DAPB apresentou efeito quadrático, com melhor nível de inclusão para PB, 0,66%PV e DAPB máxima 62,9%. A DAFDN se apresentou de modo quadrático, com melhor nível de inclusão de 0,89% PV e DAFDN máxima de 59,39%. O teor e EE na dieta afetou a DAMS segundo a equação y = 17,85 - 28,92x; R2 = 0,38, onde o aumento na inclusão afetou negativamente a digestão da DAMS. Concluise que a torta de coco é excelente fonte de proteína e energia para ruminantes, e pode contribuir no atendimento das demandas nutricionais para produção de carne e leite na Amazônia Oriental, com baixo custo.
Thesagro: Consumo
Digestibilidade.
Data Created: 2010-02-26
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoValorNutr.pdf408,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace