Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658981
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MONTEIRO, E. M. M.
LOURENÇO JUNIOR, J. de B.
SANTOS, N. de F. A. dos
ARAUJO, C. V. de
FATURI, C.
GARCIA, A. R.
Additional Information: EDWANA MARA MOREIRA MONTEIRO, DOUTORANDA UFRA/EMBRAPA; JOSÉ DE BRITO LOURENÇO JUNIOR, UFRA/EMBRAPA; NUBIA DE FATIMA ALVES DOS SANTOS, DOUTORANDA UFRA/EMBRAPA; CLAUDIO VIEIRA DE ARAUJO, UFMT; CRISTIAN FATURI, UFRA; ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA, CPATU.
Title: Pueraria phaseoloides (Roxb.) Benth: alternativa na suplementação de ruminantes em períodos de escassez de forragem na Amazônia.
Publisher: Amazônia: ciência & desenvolvimento, Belém, PA, v. 4, n. 8, p. 217-228, jan./jun. 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Suplementação alimentar.
Description: A pesquisa foi realizada na Unidade de Pesquisa Animal ?Senador Álvaro Adolpho?, na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará, para avaliar o efeito de quatro níveis de substituição (25%, 50%, 75% e 100%) da leguminosa Pueraria phaseoloides (Roxb.) Benth, no consumo voluntário e digestibilidade aparente da matéria seca (MS), proteína bruta (PB), energia bruta (EB), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA). O período experimental foi de 21 dias, utilizando-se dezesseis ovinos da raça Santa Inês, de dez meses de idade e média de 28 ± 2,44 kg de peso vivo, delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições. A substituição do quicuio-da-amazônia pela puerária na dieta influenciou o consumo voluntário e a digestibilidade aparente de todos os nutrientes, sendo descrito por função quadrática. Contudo, com o aumento do nível de leguminosa na dieta, foram observadas diminuições significativas nos teor de FDN, quando foi fornecido o nível de 75%. A utilização da leguminosa Pueraria phaseoloides, proporciona maior disponibilidade de matéria seca na forragem e elevação do valor nutritivo, principalmente, proteína na dieta, o que promove maior produtividade animal. Níveis de substituição de P. phaseoloides, em torno de 100%, possibilitam maior consumo da matéria seca, matéria orgânica, PB e EB, enquanto que o nível de 75% permite maior consumo das frações fibrosas.
Thesagro: Digestibilidade
Ruminante
Valor Nutritivo.
Data Created: 2010-02-26
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PUERARIAPHASEOLOIDES.pdf366,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace